Início Esportes Paulistão 2026 chega à última rodada da fase de classificação

Paulistão 2026 chega à última rodada da fase de classificação

6
0
Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Rodada decisiva definirá quartas do Paulistão 2026 e clube que cairá com a Ponte Preta

Por Marcelino Lima

O apagar das luzes da fase de classificação do Campeonato Paulista da Série A1, reduzida neste ano a apenas oito rodadas devido ao calendário do futebol nacional que privilegia a Copa do Mundo, ocorrerá neste domingo, 15 de fevereiro, quando todos os jogos previstos na tabela divulgada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) deverão começar simultaneamente às 20h30. Únicos já garantidos antecipadamente nas quartas de final, Novorizontino e Palmeiras aparecem como primeiro colocado e vice-líder após, respectivamente, derrotarem São Bernardo (2×1) e Corinthians (1×0) pela 7ª rodada, em Novo Horizonte e na Arena Itaquera (ver quadros).
Com a bola em jogo, os oito embates programados pela entidade definirão os demais seis clubes que seguirão sonhando com o título juntamente com o “Tigre” e o alviverde palestrino. As partidas decisivas também apontarão qual clube cairá para a Série A2 2027, ao lado da Ponte Preta. “Lanterna” desde o início do Paulistão 2026, a Macaca teve sua queda consumada ao sofrer contra a Portuguesa sua sexta derrota na temporada (2×0).
Conforme os números computados ao término da penúltima rodada, têm os cacifes mais altos e dependerão apenas das próprias cartas contra seus oponentes para seguirem à mesa Bragantino, Lusa, Corinthians, Guarani, Botafogo e São Paulo, nessa ordem. Fora da lista dos favoritos, o Santos corre o risco de dar adeus precocemente ao torneio, por isso precisará continuar a reação iniciada ao bater o Noroeste, em Bauru, por 2×1. O adversário do “Peixe” será o Velo Clube, que irá à Vila Belmiro com a corda no pescoço, em penúltimo lugar, com 5 pontos. O torcedor santista espera poder inclusive contar com Neymar em campo para facilitar a tarefa de livrar o alvinegro do vexame: o craque está recuperado de uma artroscopia no joelho esquerdo e em condições de atuar, apesar de a comissão técnica liderada por Juan Pablo Vojvoda ainda falar em “cautela” e não ter batido o martelo sobre sua possível escalação até o fechamento desta edição na quinta-feira, 12.

OSASCO ‘COLA’ NOS LÍDERES

O Osasco Sporting derrotou o Santo André por 2×1 na quarta-feira, 11/2, em jogo que movimentou a 9ª rodada do Campeonato Paulista da Série A2. A vitória obtida no estádio do Rochdale, segunda da equipe alvianil no torneio, levou o Osasco à 9ª colocação, com 12 pontos ganhos – pontuação igual à do XV de Piracicaba (7º) e do Votuporanguense (8º), que estão à frente na tabela e beneficiados pelos critérios de desempate fechando a zona de classificação composta pelos oito mais eficientes. O Ituano lidera com 21.
Os dois próximos compromissos do Osasco Sporting serão longe da torcida, diante do São Bento e da Matonense (ver quadro).

Ao vencer o Corinthians na semana passada, o Palmeiras (camisa verde) garantiu sua classificação antecipada à próxima fase – Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação