Promovido desde 2007 pelo governo do Estado de São Paulo, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) visa a valorizar a agenda ambiental dos municípios com o objetivo de estimular políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável. No início deste mês de março, dia 5, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente promoveu a solenidade de premiação dos municípios que mais se destacaram no ano de 2019 dentro do programa.
Dentre as cidades da região Oeste a que mais se destacou no ranking dos municípios foi Barueri; que num conjunto de vários itens avaliados, como tratamento de esgotos, conselho ambiental, qualidade do ar, uso do solo, resíduos sólidos, biodiversidade, gestão das águas, arborização e outros; ficou com a média de 70,79 pontos, ocupando a 188ª colocação no ranking, cinco degraus acima do ano anterior (123º, em 2018). É a melhor colocação dentre as cidades da região, já que Santana de Parnaíba ocupa a 156ª posição; Osasco (165ª), Itapevi (453ª), Carapicuíba (480º), Pirapora do Bom Jesus (507ª) e Jandira (572ª).
A solenidade de premiação, no Palácio dos Bandeirantes, contou com a presença do governador João Doria (PSDB) e, representando Barueri, do secretário municipal de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), Marco Antônio de Oliveira (Bidu), que ressaltou a ideia de intensificar o trabalho nos projetos já existentes. “Para 2020, o objetivo é melhorar ainda mais a pontuação, focando naqueles projetos que permitem melhorias e consolidando os projetos que estão bem estruturados”, comentou.