Início Cidades Casa da Criança, do governo federal, pode chegar a Osasco até o...

Casa da Criança, do governo federal, pode chegar a Osasco até o mês de maio

715
0
Lins e Maurício Cunha se confraternizam durante assinatura do documento - Foto: Marcelo Deck

O auditório da Secretaria da Educação de Osasco serviu de palco na terça-feira da semana passada, dia 8/3, para uma cerimônia em que o prefeito Rogério Lins (Pode) assinasse carta de intenção para a instalação no município do Centro de Atendimento Integrado para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência, conhecido como Casa da Criança. Além de diversas autoridades municipais, o evento também contou com a presença do secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maurício Cunha, que protocolará o pedido ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, em Brasília.
Uma vez aprovado, o Centro de Atendimento Integrado para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência de Osasco ficará vinculado a um Conselho Gestor, composto por representantes dos poderes Judiciário, municipal e federal, e visa evitar que o público infanto-juvenil que tenha sofrido algum tipo de violência, ou tenha testemunhado ato de violência, fique circulando pelos vários órgãos públicos contando repetidas vezes, de forma fragmentada, a violência sofrida, se expondo a outro tipo de violência, que é a institucional (Lei Federal nº 13.431).
De acordo com a Prefeitura, o secretário Maurício Cunha teria afirmado desenvolver esforços para que o benefício chegue à cidade já no próximo mês de maio. Rogério Lins comemorou, dirigindo-se ao secretário: “Nosso governo está pautado na família, que é a instituição que acredito, e defenderei sempre, e temos uma rede que apoia e acredita também, então tenha certeza de que essa experiência dará muitos frutos”.
Durante o ato, Maurício Cunha também anunciou que Osasco foi contemplada com o Programa de Equipagem dos Conselhos Tutelares (Pró-DH), que compreende a entrega de veículo para diligências, computadores e demais insumos aos Conselhos Tutelares. O veículo já foi entregue à Secretaria Executiva da Infância e Juventude (SEIJ).