Início Cidades Nova Semurb priorizará planejamento e execução de ações pela gestão da mobilidade...

Nova Semurb priorizará planejamento e execução de ações pela gestão da mobilidade em Barueri

1036
0
Equipe deve ser reforçada com novas contratações, após concurso - Foto: Ricardo Santo/Secom

Avaliando que o conceito de mobilidade urbana “é mais do que simples problemas de trânsito e que merece ênfase nas grandes cidades pela complexidade cada vez maior nos deslocamentos de pessoas e de veículos nas vias públicas”, a Prefeitura de Barueri formalizou no final do mês de fevereiro a criação de uma nova secretaria municipal específica para tratar de tais questões.  Por meio da Lei Complementar nº 518, de 23 de fevereiro, foi implantada na administração municipal a nova Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb).
A prioridade da Pasta, segundo o novo secretário Valter de Oliveira, é planejar e executar ações para aprimorar o trabalho na gestão da mobilidade no município, tendo como meta permanente diminuir cada vez mais o número de acidentes (sinistros), tanto de veículos quanto de pedestres. O secretário explica que o conceito de mobilidade urbana é muito mais abrangente, indo além das questões mais diretas que envolvem o trânsito. “Nosso foco é cuidar justamente dos deslocamentos de pessoas para os mais variados fins (comerciais, pessoais, lazer, profissionais) utilizando todos os modais, ou seja, automóvel, bicicleta, ônibus etc”.
O conceito de mobilidade urbana inclui ainda as condições das vias públicas, a infraestrutura viária, a qualidade do transporte público, entre outros elementos de locomoção e de bem-estar das pessoas.
Valter de Oliveira lembra que Barueri tem uma população estimada de 280 mil habitantes e 208 mil veículos registrados, além de outros 80 mil “flutuantes” que passam pelo município vindos de outras cidades, trafegando em 527 quilômetros de vias.
Bacharel em Direito e coronel da Polícia Militar (PM) de São Paulo, Valter de Oliveira tem 64 anos de idade e já atuou como secretário de Trânsito e Transporte nas prefeituras de Santana de Parnaíba (2018-2020) e Itapetininga (2015-2016); foi diretor do Departamento de Operação do Sistema Viário da cidade de São Paulo (DSV) entre 2010 e 2011; e ocupou posto na Superintendência de Serviços Autorizados e Contratados do Sistema de Transporte Público da Capital (SPTrans), entre 2011 e 2012.

PONTOS DE ATUAÇÃO

A nova Semurb se desvincula, assim, da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, e identifica três pontos principais de atuação: levantamento permanente dos pontos críticos nas vias; integração dos bancos de dados com outros departamentos municipais e órgãos estaduais; e elaboração do Plano de Mobilidade Urbana.
A nova Secretaria é constituída por quatro departamentos: Operacional; Engenharia de Trânsito; Educação para o Trânsito; e Transporte Diferenciado (táxis e veículos escolares). Existem atualmente na cidade 166 agentes de trânsito e, de acordo com o secretário, esse número deverá chegar a 200, depois concluído um concurso público para ampliação do quadro.

PLAN MOBS

Na terça-feira desta semana, dia 15, a Prefeitura de Barueri deu início à elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Municipal (PlanMobs), que vai definir as diretrizes para o desenvolvimento da rede viária do município. A Semurb vai capitanear o processo, com a contratação da empresa Risco Arquitetura Urbana.
O Plano foi apresentado a todas as secretarias municipais, que estarão envolvidas no trabalho e, em resumo, apresenta como principal desafio mostrar soluções para as barreiras urbanas do município – o rio Tietê, a linha ferroviária e a rodovia Castello Branco -, além de integrar espaços não contíguos, mais isolados, do território da cidade. O Plano tem prazo de 120 dias para ser finalizado.