Início Cidades Novo parque linear no Santa Teresa marca aniversário de 57 anos de...

Novo parque linear no Santa Teresa marca aniversário de 57 anos de Carapicuíba

2163
0

Carapicuíba celebra 57 anos de emancipação com inauguração do Parque Bem-Te-Vi

O município de Carapicuíba comemora oficialmente neste sábado, dia 26 de março, seus 57 anos de emancipação político-administrativa. Para celebrar a data, a Prefeitura local programou a inauguração de um parque linear instalado no bairro Santa Teresa, onde pretende oferecer diversas atrações à população.
Chamado de Parque Linear Bem-Te-Vi, o novo espaço ocupa uma área anteriormente degradada, com deságue de esgoto e acúmulo de entulho. De acordo com a administração municipal, um mutirão feito em parceria com a Sabesp permitiu a implantação de um sistema de captação de águas pluviais, gerando canalizações que hoje cortam todo o parque.
O parque abriga campo de grama sintética, vestiários, pista de caminhada, ciclovia, equipamentos de ginástica e playground, além de paisagismo, arborização e cercamento em todo o seu perímetro.
A cerimônia para inauguração do Parque Bem-Te-Vi ocorre no domingo, 27/3, sendo aberto ao público a partir das 10 horas, com a disponibilização para a população de atrações como brinquedos infláveis, esmaltação, corte de cabelo, e apresentações de karatê, balé, coral, violão. Encerrando a festa, haverá apresentação do Nosso Amiguinho e o show com a dupla de palhaços Patati Patatá.
“Era o sonho dos moradores desse bairro que um dia fosse construído um parque neste local”, comenta o prefeito Marcos Neves (PSDB). “Fomos atrás de recursos porque sabíamos o quanto essa população queria um parque no bairro. E está aí: um parque de 18.000 metros quadrados. Um parque para a família carapicuibana”, finaliza.
O novo parque está localizado na rua Zacarias de Medeiros, s/nº, no Parque Santa Teresa (próximo à Policlínica).
Dentro das celebrações cívicas, a Câmara Municipal de Carapicuíba promove sessão Solene alusiva ao aniversário da cidade neste sábado, 26, às 10 horas, no plenário do Legislativo que está localizado à travessa Virgínio Passini, 63, Centro.

DESDE A ALDEIA

A origem de Carapicuíba remonta à fundação da Aldeia Jesuítica em 1580, pelo Padre José de Anchieta e preservada até os dias de hoje como principal ponto turístico da cidade.  O povoamento foi uma das doze aldeias fundadas por Anchieta (por volta de 1580), para preservar a educação e a moralização dos silvícolas. Praticamente, pouco se desenvolveu até a chegada dos trilhos da velha Estrada de Ferro Sorocabana.
A Aldeia, entretanto, não escapou das expedições bandeirantes que exploravam a mão de obra indígena para cultivo em lavouras.
Em 1928, Carapicuíba já era distrito policial. Na década dos anos de 1930, os pioneiros acreditavam no povoado que nascia porque a região possuía clima e terras propícios para a cultura de batatinhas, cereais, legumes e hortaliças, onde se cultivavam também o castanheiro europeu e amoreira.
Existem várias versões sobre o significado da palavra Carapicuíba: pau podre, aquele que se reúne em poços, cascudo, escamose, etc., mas segundo o Departamento de Linguística e Línguas Orientais, a palavra vem de cara +picú + iba, ou seja: cará ou acará: peixe; picú ou pucú: comprido; iba: ruim, que não serve para ser comido. Assim, Carapicuíba é o nome do peixe: ‹cará comprido› que não pode servir para ser comido, por ser venenoso como o baiacu.
Carapicuíba não só fez parte de Barueri, como também de Cotia, São Paulo e de Santana de Parnaíba, tendo sido elevada à condição de munícipio e recebido impulsos decisivos após integrar a Estrada de Ferro Sorocabana, hoje Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
O movimento emancipacionista cresceu quando a cidade esteve anexada a Barueri, entre 1949 e 1964. Em fevereiro de 1964, pela lei nº 8.092, tornou-se distrito, e em 26 de março de 1965 assumiu o primeiro prefeito, Amos Meucci, que administrou a cidade até 1973.
Carapicuíba também comemora com tanta ênfase quanto o aniversário de sua emancipação a data dedicada em louvor do padroeiro, São Pedro, em 29 de junho. Os moradores tradicionalmente também cultuam, ainda, as festas de Santa Cruzinha (1 a 4 de maio) e a da fundação da Aldeia e a de Santa Catarina (24 e 25 de setembro).
A extensão territorial da cidade, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de 34,546 km² e sua população (estimada em 2021) é de 405.375 pessoas. O atual prefeito é Marcos Neves (PSDB), que cumpre seu segundo mandato, depois de também já ter sido vereador e deputado estadual. A Câmara Municipal é composta por 17 vereadores e seu presidente é o parlamentar Guto Carapicuíba (Pode).
O dia 26 de março é feriado municipal em Carapicuíba; porém não deve interferir no expediente dos serviços públicos por se tratar de um sábado. Da mesma forma, ainda tentando se recuperar da crise provocada pela pandemia de Covid-19, o comércio em geral deve abrir as suas portas.

O novo parque oferecerá diversas atrações e atividades para seus usuários
Os palhaços Patati Patatá fazem o espetáculo para comemorar o aniversário da cidade

 

Marcos Neves cumpre seu segundo mandato à frente do Executivo