Início Cidades Papa-pilhas recolhem lixo eletrônico em diversos pontos de Barueri

Papa-pilhas recolhem lixo eletrônico em diversos pontos de Barueri

862
0
Recipientes são distribuídos pela Sema nos diversos pontos de coleta - Foto: Lourivaldo Fio/Secom

A fim de incentivar o descarte responsável de pilhas e outros lixos eletrônicos, a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema) tem distribuído papa-pilhas em diversos locais da cidade, como forma de evitar que esse tipo de resíduo seja depositado em lixo comum. Papa-pilhas são recipientes nos quais as pessoas podem depositar pilhas e baterias de aparelhos eletrônicos, como de celulares, notebooks e outros. Quando as caixas atingem sua capacidade máxima, a Sema recolhe e encaminha à sua parceira na ação, a Green Elétron, que faz o tratamento adequado desses tipos de resíduos químicos.
Na quarta-feira da semana passada, dia 23/3, os recipientes chegarem às escolas da Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb). A entrega foi feita pelo próprio secretário da Sema, Marco Antônio de Oliveira (Bidu). Oito coletores foram deixados para serem distribuídos entre as unidades da Fieb e para que possam ser usados por alunos e funcionários. No dia anterior, 22/3, foi a Secretaria de Comunicação que recebeu o totem.
Para o secretário Bidu, que também é biólogo, os papa-pilhas entregues à Fieb vão conscientizar alunos e servidores sobre a importância do descarte correto de pilhas e congêneres. “O nosso objetivo com mais essas entregas de papa-pilhas na cidade, em especial na Fieb/ITB, é conscientizar cada vez mais pessoas sobre a importância de cuidar do nosso meio ambiente, já que pilhas e baterias, se descartadas de forma errada, podem contaminar o solo, a água e nós, seres humanos”, reforça.
Outros papa-pilhas já chegaram a diversos órgãos municipais e pontos com grande circulação de pessoas, como a Câmara Municipal, o Ganha Tempo, o Parque Ecológico, o Parque Municipal, o Parque da Maturidade, a Fatec, o Senai, o Paço Municipal, o Centro de Referência em Assistência Social e as secretarias de Serviços Municipais, de Suprimentos, e de Assistência e Desenvolvimento Social.
De acordo com o geógrafo da Sema, Geovane Bassan, a adesão popular é importante para que esse tipo de produto não cause danos às pessoas e ao meio ambiente, como ocorre quando são descartados de forma incorreta. “Pilhas e baterias possuem substâncias muito tóxicas ao ser humano e podem contaminar a água e o solo. As consequências para a saúde, ao longo do tempo, são perda de memória, insuficiência renal, distúrbios gastrointestinais, além de tantos outros males. Por isso, os papa-pilhas são tão importantes, por meio deles que é feito o descarte correto e sustentável desses materiais”, destaca Bassan.