Assim como diversas cidades do país, também Osasco e Jandira, na região Oeste da Grande São Paulo, divulgaram nos últimos dias suas programações para a encenação do Drama da Paixão de Cristo, tradicionalmente apresentado durante este período de Semana Santa.
Em Osasco, a atividade programada pela Secretaria Municipal da Cultura foi iniciada na terça-feira, 12, estendendo-se diariamente até esta Sexta-feira Santa, 15 de abril. Com início todos os dias às 20 horas, o Grupo de Cultura Popular Lira dos Autos promove o “Auto da Paixão – Via Sacra Dolorosa” na Escola de Artes César Antônio Salvi.
Inspirado nas tradições que narram a trajetória de Jesus desde o seu batismo à crucificação e à ressurreição, a história é contada e cantada com os lamentos de Verônica, personagem típico nas procissões do Senhor morto em cidades brasileiras. O grupo mostra de forma não tradicional a história mais conhecida universalmente, com a base do teatro de rua, levando o espectador a uma vivência e experiência únicas, tanto em aproximação da história, quanto em relação a análise crítica e comovente da trajetória de Jesus; resgatando cantos e danças populares, como Maculelê, Boi, Ciranda, Festas do Divino e elementos circenses, fortalecendo as tradições folclóricas e populares brasileiras.
O espetáculo “Auto da Paixão – Via Sacra Dolorosa” tem duração de 90 minutos e se resume aos quadros da passagem de Jesus, contado por Verônica dentro cultura Popular. A Escola de Artes Antônio César Salvi fica na rua Tenente Avelar Pires de Azevedo, 360, Centro. A entrada é gratuita.
INGRESSOS LIMITADOS
Já em Jandira, as apresentações do Drama da Paixão de Cristo acontecem nesta sexta-feira e sábado (dias 15 e 16) no Teatro Municipal.
A encenação também tem a organização da Secretaria de Cultura da cidade e nos dois dias está marcada para começar às 19 horas.
Apesar de gratuita à população, a apresentação está limitada à capacidade de público do Teatro Municipal; por isso, os interessados devem se dirigir antecipadamente à Secretaria de Cultura, para retirarem seus ingressos. O endereço é o mesmo do Teatro: rua Rubens Lopes da Silva, 400, Parque JMC, na região central da cidade.
25 ANOS DE ‘DRAMA’
Por fim, uma das mais concorridas encenações do “Drama da Paixão” acontece nos dias 14,15 e 16 de abril em Santana de Parnaíba. O espetáculo, que este ano completa 25 anos, deve receber um público superior a 30 mil pessoas nos três dias do evento, estima a Prefeitura local.
A encenação é dirigida pelo diretor de teatro Edmilson Andrade e este ano conta com cerca de 400 pessoas, entre atores, figurantes, coro e bailarinos. O espetáculo tem duração de cerca de 2h30 e acontece em uma área de aproximadamente 6,5 mil metros quadrados próximo à barragem Edgar de Souza, no rio Tietê, em Santana de Parnaíba.
Este ano, por conta da Covid-19, foram instalados 19 postos de distribuição de ingressos na cidade. Os endereços para a retirada dos convites estão no site da Prefeitura de Santana de Parnaíba (https://www.santanadeparnaiba.sp.gov.br/dramadapaixao/). Em todos os dias, a apresentação começa às 20h30.