Início Cidades Semurb ouve população para elaboração de Plano de Mobilidade Urbana em Barueri

Semurb ouve população para elaboração de Plano de Mobilidade Urbana em Barueri

512
0
Foto: Ricardo Santos/Secom 

Secretaria disponibiliza formulário para população informar e opinar sobre mobilidade urbana em Barueri

Desde que foi criada, em fevereiro deste ano, a nova Secretaria de Mobilidade Urbana (Semurb) da Prefeitura de Barueri traçou como uma de suas principais metas a elaboração de um Plano Mobilidade Urbana para a cidade. Iniciado em março último, o trabalho segue as determinações da Lei Federal nº 12.587/2012, que estabelece diretrizes para o desenvolvimento da rede viária das cidades brasileiras e busca contribuir com a organização dos deslocamentos nos centros urbanos do país.
A Política Nacional de Mobilidade Urbana tem como objetivo a prioridade dos modos de transportes não motorizados sobre os motorizados e dos serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado. E pela legislação, todo município com mais de 250 mil habitantes precisa fazer um Plano de Mobilidade Urbana, sob pena de não estar habilitado a receber recursos federais para investimento no setor.

27 PERGUNTAS

Em Barueri, as ações envolvem apresentação das diretrizes, diagnóstico sobre o quadro geral, propostas de soluções e conclusão e viabilidade.
Para fazer com que a população também participe dessas diretrizes, a Semurb colocou à disposição dos baruerienses um formulário contendo 27 perguntas que visam saber como os moradores se locomovem na cidade. O objetivo do questionário é obter respostas que possam guiar os trabalhos da Secretaria para eventuais melhorias no serviço oferecido à população. Ali, além de informar como se locomove, o morador pode responder a perguntas sobre a qualidade do calçamento no seu bairro, a pavimentação, a iluminação e a infraestrutura em geral.
O formulário pode ser acessado por meio do link https://portal.barueri.sp.gov.br/secretarias/mobilidade-urbana/plano-mobilidade e ficará disponível para a população até o dia 10 de maio.

ATÉ JULHO

Encerradas as etapas de planejamento das diretrizes, o que deve ocorrer até julho, a Prefeitura de Barueri vai recolher e organizar as informações dos grupos de trabalho de todas as áreas envolvidas no Plano de Mobilidade Urbana para traçar a proposta, discuti-la em audiência pública e, por fim, elaborar a minuta de lei a ser encaminhada para apreciação e aprovação dos vereadores na Câmara Municipal. Em seguida, o projeto será enviado ao Ministério do Desenvolvimento Regional.
Depois de pronto, o Plano de Mobilização Urbana de Barueri pretende contribuir para medidas como a criação de ciclovias e ciclofaixas, e a implantação de novos corredores de ônibus.
De acordo com dados do IBGE de 2020, Barueri tem uma frota de 115.424 automóveis, num total de 187.911 veículos automotores em geral.
A cidade possui 26 linhas municipais de ônibus, 170 ônibus e o transporte diário de 80 mil passageiros.

O tipo de transporte utilizado pela população faz parte do questionário – Foto: Ricardo Santos/Secom