Início Cultura Itapevi finaliza Fase III da West Side Gallery

Itapevi finaliza Fase III da West Side Gallery

1575
0
Foto: Célio Júnior/PMI

Novos grafites ampliam espaço da West Side Gallery em Itapevi

Desde o início deste mês de abril, na quarta-feira, dia 6, a Prefeitura de Itapevi junta esforços com diversos artistas para a produção da 3ª fase de grafites da West Side Gallery, um grande painel a céu aberto instalado numa das vias de grande acesso de veículos e pessoas, no Centro da cidade.
A iniciativa, que conta com apoio da lei federal de incentivo à cultura Aldir Blanc, permite aos artistas selecionados pintarem seus grafites no muro da estação de trem da CPTM e adjacências. Nessa Fase III, a grafitagem acontece próximo à Estação Engenheiro Cardoso, em espaço cedido pela concessionária ViaMobilidade, e contemplará a pintura de um total de 164 metros lineares (ou 238 metros quadrados). Cerca de 30 artistas participam desta etapa, no Corredor Oeste sentido Centro, dentre eles Tuka, Wall, Lelê, Maul, Tovani, Nivi, Thay, Mari Monteiro, Ariane Duque, Tota, etc.
O objetivo da intervenção artística, além de trazer revitalização para a cidade, é promover a exposição da arte de rua a céu aberto de artistas locais. Os estilos são variados, entre figurativo e abstrato/geométrico. As pinturas são realizadas com o material típico do grafite spray e também tintas látex.

MAIS DE 5 MIL M²

Na primeira etapa, criada em 2019, foram pintados 3.784 m² (630 metros lineares). A pintura aconteceu no sentido bairro/Centro, com início próximo à praça Carlos de Castro e do ponto de táxi e término na rotatória da Cohab. Em julho de 2020 a Prefeitura promoveu a segunda fase do festival de grafite com a participação de 17 artistas de Itapevi e da Grande São Paulo em intervenções artísticas na avenida Feres Nacif Chaluppe, no trecho entre o Skate Park e a parada de ônibus, próximo da estação de trem da CPTM Itapevi. Com a finalização da terceira fase, a West Side Gallery deve chegar a 5.312 m² de pintura, tornando-se um dos maiores corredores de arte urbana do país. O investimento nesta fase, segundo a Prefeitura, é de aproximadamente R$ 150 mil.
A inspiração veio da galeria da capital da Alemanha, Berlim, a Est Side Gallery, que também revitalizou uma obra e se transformou num ponto turístico alemão.
A previsão é que os artistas finalizem suas obras desta Fase III até o final deste mês de abril.

Fase III da grafitagem deve se encerrar ainda este mês – Foto: Célio Júnior/PMI