Início Cidades Mesas interativas passam a equipar salas de aula em Osasco

Mesas interativas passam a equipar salas de aula em Osasco

1216
0
Foto: Fernanda Cazarini

Alunos de Osasco receberão complemento multidisciplinar com mesas interativas e digitais

Um novo instrumento educacional irá complementar e dar apoio às atividades realizadas em sala de aula aos estudantes do Ensino Fundamental, Educação Infantil (Jardim e Pré) e alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE) de Osasco. São as mesas interativas e multidisciplinares, que começaram a chegar à rede municipal de ensino e que foram conhecidas pelo prefeito Rogério Lins (Pode) na terça-feira da semana passada, dia 19.
Ao todo, a rede contará com 349 mesas interativas, contendo 15 aplicativos digitais pedagógicos, jogos educativos e 11 livros digitais com tradução simultânea em Libras.
A proposta da plataforma interativa e multidisciplinar, com design divertido e tecnológico, além de contribuir no fortalecimento de novas estratégias pedagógicas no cotidiano escolar, permite maior interação dos professores com a tecnologia para fazer uma gestão inteligente da aprendizagem, com acompanhamento pedagógico dos alunos, com componentes curriculares baseados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), planos de aulas customizados, materiais de apoio, entre outros benefícios.
As mesas interativas contam ainda com recursos de acessibilidade para atender as exigências da Lei nº 13.146/2015, com livros em Libras para contação de histórias (atendendo crianças surdas e ouvintes), telas de toque, aplicativos de desenvolvimento da alfabetização para crianças com autismo, síndrome de down, TDAH, dislexia, etc., aplicativos para desenvolvimento de coordenação visuo-motora, educação financeira, atividades multidisciplinares (português, matemática, história, ciências, língua inglesa, literatura), entre outros recursos voltados ao desenvolvimento coletivo e individual dos alunos.
Os professores passarão por capacitação contínua com oficinas de Ludopedagogia para uso do equipamento e aplicativos, montagem, manutenção e manual contendo módulo para Educação Especial, e contarão com um sistema de assistência técnica autorizada e canal de suporte gratuito direto com o fabricante.

O prefeito Rogério Lins (de branco) conheceu os equipamentos na semana passada – Foto: Fernanda Cazarini