Luciano Camandoni afirma ‘realizar sonho’ ao assumir posto de secretário na Prefeitura de Osasco
No início do mês de abril, quando encerrou-se o prazo para as desincompatibilizações de cargos públicos para aqueles que desejam se candidatar a cargos eletivos na eleição de outubro próximo, o então secretário municipal de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico de Osasco, Gerson Pessoa, deixou o posto, já que se anuncia pré-candidato a deputado estadual. Desde então, por pouco mais de um mês, a função vinha sendo exercida por Alex de Oliveira, mas com informações – tanto para ele, como para o público em geral – de que o novo secretário já havia sido escolhido e apenas aguardando a oportunidade de posse: o nome tratado nesse período era o do empresário Luciano de Oliveira Camandoni.
Na quarta-feira desta semana, dia 4/5, o que era especulação ou notícia de bastidores se confirmou oficialmente, quando o prefeito Rogério Lins (Pode) reuniu a cúpula de sua administração para finalmente empossar oficialmente o empresário Luciano Camandoni no novo posto.
A cerimônia simples, mas muito concorrida, ocorreu nas dependências da Sala Luiz Claudino, anexa ao Paço Municipal, quando o prefeito e o empossado assinaram os respectivos documentos de formalização e proferiram algumas palavras. Luciano assume com a missão de dar continuidade às políticas públicas de atração de novas empresas de tecnologia para Osasco; geração de novos empregos, qualificação profissional e ativação do polo tecnológico da cidade, na Vila Yara.
SONHO REALIZADO
Camandoni, com 43 anos de idade e formado em Relações Públicas pela Faap, foi o primeiro a discursar e, de forma geral, agradeceu aos amigos, aos colaboradores da empresa que comanda na cidade, aos familiares e, principalmente, ao prefeito Rogério Lins e ao ex-secretário Gerson Pessoa, a quem reconheceu “confiança e incentivo” em sua nova empreitada como administrador público. De imediato, confirmou o que se noticiava ainda extraoficialmente: “realmente o convite me foi feito há dois meses, mas pedi um tempo para consultar minha família, meus colaboradores e amigos, para poder dar um ‘sim’, como faço agora, com total convicção”.
Sobre esse ingresso na administração municipal, revelou pessoalmente e também num vídeo apresentado durante a cerimônia “o sonho em participar ativamente do poder público”, que se realiza a partir deste momento. Garantiu que dá o passo nesse sentido, “principalmente levando em consideração a qualidade do governo de Rogério Lins, que revolucionou a administração pública de Osasco, permitindo à população um olhar de esperança para o futuro”, disse.
Por fim, o novo secretário disse que “a essência” de sua administração, juntamente com sua equipe de trabalho, será a de transformar vidas. “Hoje começa uma nova etapa na minha vid e, por isso, convoco toda nossa equipe para transformarmos vidas”, finalizou observado por sua esposa Andréia e outros familiares a quem identificou, presentes na plateia.
Atualmente filiado ao Avante, Luciano Camandoni já havia tentado ingressar no serviço público de forma mais direta quando, em 2016, foi candidato a vice-prefeito, ainda pelo PTB, em chapa encabeçada com o então prefeito Jorge Lapas (PDT), que tentava a reeleição. Eles perderam a eleição justamente para Rogério Lins, que cumpre seu segundo mandato como prefeito.
Jorge Lapas, também presente à cerimônia de quarta-feira, compõe atualmente o grupo de apoio do prefeito Rogério Lins que, em seu discurso, além de enaltecer a figura empreendedora do novo secretário, reforçou: “O nosso projeto foi construído com o propósito de fazer mais por Osasco. Quando a cidade vai bem no setor de desenvolvimento, no setor de tecnologia, da geração de empregos e capacitação, entre outras áreas, a população se alegra. E, quanto mais pujante uma cidade se torna, mais empregos e riqueza ela gera, e podemos avançar em políticas públicas prioritárias”.
Além da nomeação do novo secretário, Lins também assinou o termo de posse do novo secretário-adjunto da Secretaria de Tecnologia, Rafael Verneque Paes, que assumirá o posto até então ocupado por Antônio Aparecido Toniolo.