Início Cidades Rede de ecopontos em Osasco terá nova unidade na Vila Pestana

Rede de ecopontos em Osasco terá nova unidade na Vila Pestana

1192
0
A cidade já conta com quatro ecopontos e outros quatro miniecopontos - Foto: Marcelo Deck

A Prefeitura de Osasco anunciou na semana passada que a cidade contará, em breve, com mais um Ecoponto, espaço para onde a população pode levar materiais para reciclagem (papelão, garrafas plásticas, latas e vidros) e inservíveis, como móveis velhos, sobras de material de construção (em pequenos volumes) e madeiras, além de eletroeletrônicos, pilhas e baterias, dentre outros.
Os ecopontos são projetados para o descarte correto dos resíduos e ajudam a combater o descarte irregular de entulho.
De acordo com a administração municipal, o novo ponto já tem até endereço definido e será instalado na rua José Augusto Antônio, próximo ao campo de futebol da Vila Pestana.
O descarte irregular de lixo e entulho é um dos maiores desafios da administração pública, que afirma identificar centenas de pontos viciados onde são lançados lixo e entulho que degradam a paisagem, produzem mau cheiro e atraem vetores de doenças, principalmente insetos e roedores. Esses materiais, quando lançados na natureza e vias públicas indiscriminadamente poluem rios e córregos, provocam o entupimento de bueiros e galerias e causam enchentes e alagamentos.
Atualmente, o município conta com quatro ecopontos e outros quatro miniecopontos. Eles estão assim localizados: Ecopontos – Jardim Mutinga (Av. ônix, 783), Novo Osasco (R. Theodoro de Souza Brandão, 1020), Jaguaribe (R. Fernando Miolin Filho, 150) e Helena Maria (R. Belarmino Alves da Silva, esquina com R. Walt Disney). Miniecopontos – Adalgisa (R. Octávio Castelani, s/nº), Bandeiras (R. João Guimarães Rosa, 220), Munhoz Jr. (R. Erva Cidreira, altura do nº 80) e Padroeira (Av. Benedito Alves Turíbio, esquina com Av. João Paulo II).
Segundo a Diretoria Geral de Gestão de Resíduos da Secretaria de Serviços e Obras, que gerencia os projetos do setor, o objetivo é disponibilizar esse tipo de serviço em todas as regiões da cidade.
Na Vila Pestana, o início das obras está previsto para o segundo semestre deste ano, com entrega para o primeiro semestre de 2023.