O secretário estadual dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, autorizou nesta semana que a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) crie um serviço complementar em suas linhas de transporte coletivo, ligando o bairro da Cidade Ariston, em Carapicuíba, ao Centro de Osasco.
Em material divulgado à imprensa, Baldy atribuiu a criação do serviço complementar nº 283VP1 à solicitação do prefeito de Osasco, Rogério Lins (Pode).
O secretário destacou a importância dessa medida para a vida do passageiro. “Os serviços públicos devem atender às demandas da população e a necessidade dessa linha foi muito bem pontuada pelo prefeito Rogério Lins. O transporte aproxima as pessoas da educação, da cultura e das oportunidades. É dessa forma que conduzimos nossa gestão”, afirmou.
A linha possibilitará aos moradores da Cidade Ariston, Vila Iza, Vila Cretti, Vila Marcondes e Cohab, bairros de Carapicuíba, a ampliação do atendimento com destino à região central de Osasco, além da integração com a linha 840 Osasco (Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso) – São Paulo (Metrô Butantã). O ponto inicial será na confluência das ruas Alberto Kenworth e Patrocínio Paulista.
Nos dias úteis, o serviço deverá transportar cerca de 2 mil passageiros em 17 viagens de ida e 12 de volta, percorrendo em média 15,2 km. Aos sábados serão seis viagens de ida. A linha não circulará aos domingos e feriados e a tarifa será de R$ 5,20, igual à da linha tronco 283.
A criação do serviço complementar está em fase de regulamentação e o dia de início da operação será divulgada nas redes sociais e na imprensa regional. Os horários das partidas estarão disponíveis no site www.emtu.sp.gov.br.