Desde a quinta-feira da semana passada, dia 16, a Prefeitura de Osasco disponibiliza o aplicativo Saúde-Osasco com informações e orientações que permitirão ao munícipe fazer uma espécie de “autoavaliação” em relação ao coronavírus (Covid-19), com base em seus sintomas.
Após baixar o aplicativo, criar uma senha, seguir as instruções e responder a algumas questões, como se possui diabetes, doença respiratória ou se apresenta sintomas como dificuldade de respirar, febre, tosse e dor de garganta, a pessoa terá de aguardar um retorno às informações enviadas. O tempo de resposta às mensagens vai depender das descrições feitas pela pessoa no aplicativo. Para os casos considerados suspeitos, de pessoas que não integram o chamado grupo de risco, este prazo poderá ser de até 12 horas. Nos casos suspeitos de pessoas do chamado grupo de risco, como idosos, diabéticos e portadores de doenças crônicas, este tempo cai para até 6 horas. Para os casos considerados urgentes (para quem não está no grupo de risco), de até 2 horas,; e, em 1 hora para os considerados urgentes (pessoas do grupo de risco).
Com base em tais informações, serão trasmitidos o resultado da avaliação e instruções a serem seguidas, bem como as recomendações já amplamente divulgadas, como usar máscaras caso precise sair às ruas, lavar bem as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool em gel 70%, cobrir a boca com lenço de papel ao tossir (jogar fora depois) ou com o antebraço (nunca com as mãos), evitar tocar a boca, olhos e nariz sem antes higienizar as mãos, evitar aglomeração, não compartilhar objetos de uso pessoal, evitar contato próximo com pessoas resfriadas ou com sintomas de gripe.
A Prefeitura esclareceu, no entanto, que o resultado da “autoavaliação” não representa um diagnóstico clínico, que será realizado apenas presencialmente nas unidades de saúde. Para dirimir eventuais dúvidas, basta ligar para o Disque Saúde 136 do Ministério da Saúde ou procurar a unidade de saúde mais próxima da residência.
O lançamento do aplicativo visa a conscientizar a população sobre o coronavírus e monitorar os casos suspeitos no município, para tentar garantir um atendimento mais ágil às pessoas que estão com sintomas graves.
“A rapidez no diagnóstico e no tratamento são fundamentais para minimizar os problemas causados pelo coronavírus. Com um sistema de autoatendimento, os osasquenses terão muito mais agilidade e segurança no atendimento”, avaliou o secretário municipal de Saúde, Fernando Machado.
Segundo a Prefeitura, o aplicativo foi desenvolvido pela Giespp, empresa do Grupo Eicon.