Início Cidades Espaços ambientais e ecológicos de Barueri passam por reformas para ampliar atendimento

Espaços ambientais e ecológicos de Barueri passam por reformas para ampliar atendimento

410
0
Uma pista de caminhada foi implantada ao lado do lago - Foto: Ricardo Santos/Secom 

Ao menos três setores ligados à ecologia ou ao meio ambiente administrados pela Prefeitura de Barueri passam atualmente por reformas ou adequações de seus espaços com o objetivo de prestar melhor atendimento à população.
No Parque Ecológico no Viveiro Municipal as reformas são promovidas pela Secretaria de Serviços Municipais de Barueri (SSM) e as mudanças, no Parque Ecológico, começaram com a implantação de uma pista de caminhada com 2.100 metros de extensão com vista para o lago que, por sua vez, também recebeu cuidados como a retirada de vegetação aquática, limpeza da margem e correção dos pontos que apresentam erosões. A sede administrativa também receberá adequações.
Já o Viveiro Municipal será reconstruído, assim como a ampliação do espaço do projeto Horta da Gente, do Fundo Social de Solidariedade Estrela Guia.  O Viveiro dispõe de aproximadamente 7.500 mudas que variam de um até quatro metros de altura, de variadas espécies, que são disponibilizadas à população. A obra no local prevê a construção de aterro e de edificação para administração em área de aproximadamente 143m² destinada a atender cerca de 15 pessoas diariamente. O plano é torná-lo um local de visitação e educação ambiental no futuro. Também serão colocados gradis na extensão do Viveiro com o intuito de melhorar a segurança e, consequentemente, a preservação do Parque.
As reformas começaram em maio deste ano e têm seus términos previstos para o próximo mês de agosto. Apesar disso, os equipamentos continuam abertos ao público durante seus horários de funcionamento.

CETAS

Outra ação semelhante acontece no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Barueri (Cetas), espaço que oferece suporte veterinário e repatriação ou encaminhamento a centros especializados de espécies vítimas de tráfico, devolução voluntária e demais condutas inadequadas.
A reforma, neste caso empreendida pela Secretaria de Obras de Barueri, teve início em março de 2022 e sua conclusão está prevista para outubro deste ano e abrange uma área de 251,13m2 com áreas de recepção, triagem, 10 salas de quarentena, depósito, área de lavagem, administração com oito estações de trabalho, direção, copa, refeitório com 12 lugares e dois vestiários (feminino e masculino). Tais alterações visam proporcionar melhorias no recebimento dos animais, no suporte aos funcionários do setor, aumento na capacidade das quarentenas e nos setores de recepção dos animais.
O secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema), Marco Antônio de Oliveira (Bidu), pasta responsável pelo Cetas, disse que a reforma é importante para que os animais possam ser recepcionados com mais qualidade, além de aumentar a quantidade de espécies atendidas. “O Cetas de Barueri é uma referência regional, por isso precisamos dessa reforma para ampliar e melhorar o atendimento aos animais silvestres e manter a excelência do nosso trabalho”, avalia.
Segundo a Prefeitura, antes do prédio passar por obras, uma média de 1.519 animais eram recebidos anualmente (nesses anos de pandemia, período em que houve queda nas entregas e apreensões). Agora, com a ampliação, a expectativa é dobrar essa capacidade.
Para a entrega voluntária de animais ou demais informações, pode-se entrar em contato com o serviço por meio do telefone (11) 3164-1040 ou pelo WhatsApp (11) 4689-0314, disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas, exceto feriados.

O Cetas terá novas áreas de recepção, triagem e salas de quarentena – Foto: Lourivaldo Fio/Secom