Início Política Regional Ano eleitoral pode ‘esvaziar’ câmaras municipais que voltam ao trabalho de plenário...

Ano eleitoral pode ‘esvaziar’ câmaras municipais que voltam ao trabalho de plenário na próxima semana

918
0
Vereadores retomam sessões legislativas a partir de 2 de agosto - Foto: Divulgação/CMSP

Encerrado o período de 30 dias de férias de meio de ano (ou férias de inverno), cumpridas durante todo o mês de julho, os vereadores das câmaras municipais de toda a região retomam sua rotina de trabalho com a realização das sessões legislativas.
Em sua maioria absoluta, as sessões das câmaras municipais nas sete cidades da região Oeste acontecem às terças-feiras. Por isso, o retorno oficial em Itapevi (às 9 horas), Barueri (9h30), Jandira (14h30), Osasco (10h30), Santana de Parnaíba (15h) e Carapicuíba (18h) acontece na próxima terça-feira, dia 2 de agosto. Em Pirapora do Bom Jesus, as sessões também são programadas para as terças-feiras, mas não são semanais: elas acontecem na primeira e terceira semanas do mês, a partir das 18 horas.
Mesmo que o ano eleitoral de 2022 não seja dedicado à escolha de novos vereadores, alguns dos parlamentares da região estarão envolvidos diretamente em campanha por cargos como deputado estadual ou federal; ou mesmo em apoio a candidaturas que devem lhe ocupar tempo. Por isso, existe a expectativa de que, em alguns legislativos, o plenário possa – vez ou outra – estar mais esvaziado, pelo menos até o dia 2 de outubro, quando acontecem as eleições gerais no país.
O próximo período de férias desses vereadores, previsto oficialmente pelo calendário político em todo o país, marca para 15 de dezembro nova interrupção dos trabalhos legislativos. Nesse caso, no entanto, com retorno somente em 1º de fevereiro, as “férias de verão” permitirão novos 45 dias de descanso a todos eles.