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CCR começa a alertar população da região sobre impactos das obras na Castello Branco

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Foto: Reprodução Revista CCR ViaOeste

Obras começam e CCR inicia esclarecimentos sobre impactos das ações em cidades da região Oeste

Em algumas de suas visitas mais recentes à região, nos últimos meses de abril e maio, o governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), anunciou e liberou recursos para duas grandes obras que irão impactar o trânsito de veículos e a mobilidade em geral da parte Oeste da Grande São Paulo. As duas obras já envolvem intervenções na rodovia Castello Branco e, por conta disso, passam a ser executadas sob responsabilidade da concessionária CCR ViaOeste e supervisão da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).
Em abril, o governador esteve em Osasco para anunciar a obra do novo acesso à cidade pela rodovia Castello Branco. Na altura do km 15+800 da via, as marginais (à direita) serão alargadas para a construção de uma ponte em curva que passará por cima da própria rodovia, desembocando na avenida Fuad Auada em direção à avenida Maria Campos, no Centro da cidade. Esse acesso é feito atualmente pela pista da esquerda da rodovia, que mesmo assim será mantido após a nova ponte. O investimento na obra é de R$ 232,7 milhões, com previsão para conclusão em 23 meses (2024).
No mês seguinte, em maio, Rodrigo Garcia esteve em Barueri, onde liberou recursos que chegarão a R$ 815,3 milhões para outra obra de grande vulto: a extensão das vias marginais da Castello Branco, entre os quilômetros 22+500 e o 27 da rodovia (em Barueri); além da implantação de uma faixa adicional do km 27 ao km 31+650 (até o pedágio de Itapevi). Neste caso, a previsão de encerramento é de 35 meses, ou aproximadamente três anos (2025).
Nos dois casos, o governador informou que não haverá investimento direto do governo, pois aconteceram acertos contratuais com a concessionária CCR ViaOeste que custeará as ações.

INFORMAÇÕES ANTECIPADAS

As duas obras já começaram: quem circula pela rodovia entre Barueri e Itapevi já avista placas de alerta e homens trabalhando; assim como em Osasco também já são observadas máquinas e homens se movimentando nos baixos do viaduto que hoje dá acesso da rodovia à entrada da cidade.
Atento aos impactos que tais obras irão causar junto a todas essas comunidades do entorno, o setor de Comunicação da CCR Rodovias – grupo que controla a concessionária ViaOeste e outras por todo o país – iniciou na última semana um programa de visitas e esclarecimentos a setores da comunidade, a fim de apresentar os detalhes das obras e os principais e possíveis transtornos que elas poderão causar.
O gerente de Comunicação e Relacionamento com o Cliente da CCR Rodovias, Jair Xavier; e a coordenadora de Comunicação da empresa, Valéria Hortencio; estiveram na manhã de segunda-feira, dia 15/8, na Redação do jornal Página Zero a fim de apresentar à imprensa regional esse tipo de esclarecimento. Eles foram recebidos pelo diretor e editor, jornalista Marco Infante.
Jair Xavier explicou: “vamos visitar os veículos de comunicação, entidades representativas, empresas e autoridades políticas de toda a região para explicar os detalhes das obras, com o propósito de antecipar informações à sociedade sobre os impactos que certamente virão com essas ações”. O gerente de Comunicação também explicou que já são identificados os “marcos de maior impacto” de todo o cronograma de obras e, por isso, seu trabalho de antecipação de tais informações pode ser feito com maior exatidão junto à população.
Apontando mapas que trouxeram na pasta de trabalho, Jair e Valéria mostraram que, pelas obras da duplicação das vias marginais da Castello, serão impactados principalmente os usuários dos trevos de acesso da rodovia aos bairro do Alphaville e do Centro de Barueri. No caso osasquense, quando a nova ponte desembocar na avenida Fuad Auada, essa via será ampliada com uma nova faixa de rolamento, também causando interdições e desvios inerentes a todas as obras desse vulto.
Jair Xavier reforçou que, durante todo esse processo, as informações serão antecipadas à população, para que todos possam se preparar, ora usando caminhos alternativos ou se programando em relação ao tempo de viagem.
O gerente de Comunicação da CCR Rodovias também lembrou dos pontos positivos das intervenções, como o ordenamento do tráfego e a diminuição no tempo de viagem dos usuários da rodovia, proporcionando redução na emissão de poluentes, por exemplo. No caso da obra em Osasco, Jair salientou que serão criados 6 mil empregos diretos e que, no geral, mais de 21 mil empregos serão gerados com as duas intervenções. Ele também informou que um veículo (uma van) será equipada com material ilustrativo das obras e percorrerá todas as comunidades envolvidas a fim de atender diretamente a população impactada.
Por fim, ao responder questionamento da reportagem sobre o cumprimento dos prazos anunciados pelo governador, Jair Xavier e Valéria Hortencio garantiram que, diferentemente de tantas outras obras que a comunidade vê o início e geralmente não testemunham o final; as duas intervenções já seguem o cronograma planejado e que não haverá atrasos. “Os contratos de concessão foram adaptados para o cumprimento das obras, que são seriamente fiscalizadas pela agência de transportes (Artesp); por isso, não há nenhum impedimento para que elas sejam entregues dentro dos prazos previstos”, finalizou Jair Xavier.

Jair Xavier (à esq.) e Valéria Hortencio foram recepcionados no Página Zero pelo jornalista Marco Infante (ao fundo) – Foto: Alexandra Paschoareli