Preocupados com o aumento da prática de tatuar e inserir piercings em animais domésticos com finalidade meramente estética, os vereadores carapicuibanos Professor Ladenilson (MDB) e Sheriff Paulo Costa (Podemos) assinaram em conjunto do Projeto de Lei (PL) nº 3.038/2022 que visa proibir tal prática na cidade. Além da proibição, o texto prevê também sanções para quem cometer tal ato, como multas e suspensão do alvará de funcionamento para o estabelecimento que realizar o procedimento.
Em suas justificativas, os vereadores argumentam que “não se deve confundir o exercício da liberdade individual que nós, seres humanos adultos, temos de submeter nossos corpos a tais procedimentos estéticos, com a imposição desse sofrimento a criaturas que não têm como expressar sua vontade a respeito. Além do que, tais procedimentos nada agregam à saúde e bem-estar animal”.
Aprovado no plenário da Câmara de Carapicuíba em segunda discussão, o PL segue agora para análise eventual sanção do prefeito Marcos Neves (PSDB).