A Prefeitura de Osasco, através de sua Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (Setre), e em parceria com uma faculdade estabelecida na cidade, promoveu no dia 25 de agosto seu Feirão do Emprego, Qualificação e Empreendedorismo, a Expo Emprego. Em balanço posterior ao evento, divulgado na última semana, seus organizadores apontaram que 2.950 pessoas passaram pelo processo seletivo e 1.126 conseguiram uma vaga de emprego.
“Os dados mostram que esse tipo de iniciativa é necessário. Ter como resultado mais de 1 mil pessoas empregadas no mesmo dia é uma satisfação e só nos motiva ainda mais a trabalhar pela empregabilidade do osasquense. Isso só nos mostra que, com parceria, planejamento e empenho, dá para fazer. Já estamos pensando em uma segunda edição”, ressaltou o secretário de Emprego, Trabalho e Renda em exercício, Marco Antônio Villela.
Os números revelam ainda que, no total, foram ofertadas 3.200 vagas, sendo que o número de 1.126 empregados corresponde a 35% desse montante. Além disso, a Setre contabilizou outros 1.574 atendimentos feitos nos estandes das empresas expositoras que receberam currículos e ficaram responsáveis pelos próprios processos seletivos.
Passaram pela Expo Emprego 7 mil pessoas, moradoras de Osasco, São Paulo, Vargem Grande Paulista, Carapicuíba e outras cidades vizinhas. O evento contou, além do Feirão, com diversas atividades, como oficinas, palestras, painéis e debates com profissionais que abordaram temas atuais sobre mercado de trabalho, tecnologia, empreendedorismo, ensino profissionalizante, PCDs, entre outros.
Por fim, o Portal do Trabalhador, órgão da municipalidade também instalado no evento, informa ter emitido 5.102 cartas de encaminhamento para processos seletivos, o que tende a aumentar as inserções no mercado de trabalho a partir daquele momento.