Começa processo de regularização de 4,8 mil imóveis na Cohab de Itapevi, sem nenhum custo para os moradores
A Prefeitura de Itapevi deu início no sábado, 10/9, ao processo em que pretende regularizar a situação de propriedade de aproximadamente 4.800 imóveis localizados no bairro da Cohab. Uma reunião com síndicos dos prédios estabelecidos no bairro, realizada no Cemeb Bemvindo Moreira Nery, contou com a presença de representantes da administração municipal e cerca de 80 representantes dos condomínios.
O encontro é o passo seguinte ao termo assinado no dia 25 de julho pelo prefeito Igor Soares (Podemos) e o presidente da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab), Alexsandro Peixe Campos, no qual a empresa transferiu a propriedade dos imóveis ao patrimônio da Prefeitura que, em contrapartida, deve justamente providenciar a regularização de posse junto aos seus proprietários. Dentro do acordo, todo o processo deverá ser 100% gratuito, sem nenhum custo para os moradores.
Durante a reunião de sábado, foi explicado que os trabalhos serão coordenados por integrantes da Comissão Especial para Regularização Fundiária e Registral das Unidades Habitacionais da Cohab, formada em julho deste ano e composta por integrantes de diversas secretarias, como: Justiça, incluindo Procuradoria da Fazenda Municipal, Desenvolvimento Urbano e Habitação, Fazenda e Patrimônio, que contará ainda com o suporte de toda a administração municipal. São esses técnicos que entrarão em contato com cada ocupante dos imóveis que terão suas matrículas individualizadas abertas para checagem da documentação e orientações necessárias para a regularização.
DESDE 1980
Serão regularizados todos os imóveis loteados e construídos pela Cohab no município de Itapevi na década de 1980, tais como apartamentos, casas e lotes. Esse trabalho que a Prefeitura vai fazer possibilitará a quem tenha adquirido o imóvel da própria Cohab ou de terceiros, inclusive seus sucessores, registrar sua escritura ou compromisso de compra e venda nessa matrícula que será aberta para o imóvel, passando então a ser considerado dono e legítimo proprietário do mesmo.
O setor responsável pelo levantamento dessas informações imobiliárias é a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Itapevi, que fica na rua Agostinho Ferreira Campos, 675, Vila Nova Itapevi. O expediente no local funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas e o telefone para contato é (11) 4143-7600 e e-mail [email protected].