Início Cidades Barueri tem Lei que concede uma muda de planta por nascimento na Maternidade

Barueri tem Lei que concede uma muda de planta por nascimento na Maternidade

514
0

O Viveiro Municipal de Barueri é o setor responsável em distribuir mudas de plantas à população, com o intuito de aumentar a arborização na cidade. Dentro desse processo, o setor segue também as orientações de uma lei criada em 2010, que visa distribuir essas mudas aos pais ou mães de crianças nascidas na cidade. A Lei Municipal nº 1952 é de 6 de maio de 2010, criando o projeto “Uma criança, uma árvore”.
A iniciativa faz parte de uma parceria entre as secretarias de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema) e de Saúde. A ideia é fortalecer os vínculos afetivos entre os munícipes e a arborização urbana, fazendo com que a criança cresça respeitando e mantendo contato com a natureza.
Os responsáveis, cujos filhos tenham nascido na Maternidade Municipal, têm até 90 dias após o nascimento da criança para pedir a sua muda de árvore, frutífera ou não, observando a disponibilidade da Prefeitura. O exemplar será plantado em local definido pelos pais da criança, sendo observadas as regras próprias do urbanismo e da legislação vigente ou com base na orientação dos especialistas da Sema.
O secretário Marco Antônio de Oliveira (Bidu), que também é biólogo, avalia que esse projeto garante que as crianças já conheçam, desde cedo, os exemplares arbóreos e estreitem os laços com a natureza e, com isso, tenham consciência sobre a preservação da flora. “Quando fornecemos uma muda a cada nascimento de uma criança, espalhamos uma cultura de arborização, aumentando o plantio de muitas árvores, levando as crianças a aprenderem sobre a preservação dos espécimes. Isso cria cidadãos mais conscientes que, de maneira indireta, facilitarão o aumento de exemplares plantados e o cuidado com a mata gerada na localidade”, explica Bidu.
Para mais informações, a Secretaria disponibiliza o telefone (11) 4199-1500 ou o contato pode ser feito pelo e-mail [email protected].