O Departamento de Atenção Primária da Secretaria de Saúde de Osasco promove neste mês de outubro mais uma edição da Campanha Outubro Rosa, destinado a ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero. O setor atenderá a propostas sugeridas pela Secretaria de Estado da Saúde, realizando diversas atividades de promoção e prevenção nas diferentes fases da vida da mulher.
Neste sábado, dia 8/10, será o “Dia D” da campanha em Osasco. Das 9 às 16 horas, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sem a necessidade de agendamento, haverá a coleta de Papanicolau para mulheres com idade entre 25 e 64 anos. Também serão feitas consultas clínicas e ginecológica; requisição de exames de mamografia e de ultrassom das mamas em mulheres entre 40 e 69 anos; ultrassonografia transvaginal para mulheres de 25 a 64 anos. As solicitações de mamografia, ultrassom transvaginal e/ou exames laboratoriais serão feitos de acordo com a necessidade de cada mulher.
Também haverá serviços de testagem rápida para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTS) e coleta de exames laboratoriais para mulheres acima de 15 anos e seus parceiros (as).
Os profissionais da área de saúde realizarão palestras educacionais em saúde nas diferentes fases da vida da mulher (início da atividade sexual, período reprodutivo e climatério) sobre métodos contraceptivos como DIU, laqueadura e vasectomia, visando o planejamento familiar. Outro tema a ser abordado será sobre “enfrentamento à violência doméstica e sexual”.
Não há necessidade de agendamento. Basta comparecer à unidade mais próxima da residência. Recomenda-se aos participantes apresentar cartão do SUS, RG e comprovante de endereço.
A UBS do Baronesa continua em reforma. Portanto, o atendimento será na UBS José Groff, na avenida dos Bandeirantes, 550, Jardim Aliança. O mesmo ocorre com a UBS do Piratininga, que também passa por reforma, e o atendimento será no CAPS da rua Anhanguera, 348, Piratininga.