Em caminho contrário ao que se tem divulgado pelos estados e municípios de todo o país, a Secretaria de Saúde de Pirapora do Bom Jesus divulgou nesta semana ter atingido a meta de imunizar 100% das crianças de 0 a 5 anos residentes no município contra a poliomielite, principal causadora da paralisia infantil.
Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite, a Secretaria de Saúde da cidade, por meio de sua Vigilância Epidemiológica, adotou uma série de medidas para ampliar a vacinação junto ao público-alvo. Para tanto, além de disponibilizar a vacina nas quatro Unidades de Saúde da Família (USF), o setor também promoveu busca ativa nas casas das famílias que não procuraram as USFs, imunizando os pequenos em domicílio e nas escolas da rede municipal de ensino.
A estratégia, segundo seus responsáveis, funcionou, contemplando, ao todo, 1.146 crianças vacinadas no município.
O prefeito de Pirapora, Dany Floresti (PSD), comemorou o objetivo alcançado: “É muito gratificante saber que nossas crianças estão protegidas contra essa doença tão terrível que é a poliomielite. Infelizmente, a procura por vacinas tem diminuído ano a ano, por isso as estratégias utilizadas pela Secretaria de Saúde foram tão importantes. Nós fomos atrás dessas crianças com o único objetivo de protegê-las. Todos estão de parabéns pelo esforço que fizeram e por vacinarem 100% do público-alvo da campanha”, afirmou o prefeito.
PROPORCIONALIDADE
Erradicada no Brasil, a poliomielite, ou paralisia infantil, é combatida por meio de vacina. Foi por conta da cobertura vacinal que, em 1994, o país foi certificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como livre da doença. A manutenção desse status, porém, depende da imunização das crianças.
Por conta da baixa adesão à vacinação em todo o país, o Ministério da Saúde prorrogou a campanha por duas vezes. Inicialmente prevista para terminar em 9 de setembro, a campanha foi ampliada para dia 30 do mesmo mês e, posteriormente, até 31 de outubro.
Há quem possa questionar que o volume total de crianças de 0 a 5 anos vacinadas em Pirapora do Bom Jesus (1.146) não se compara a outros grandes e médios municípios do país, com dificuldades para atingir suas metas. Entretanto, há também de se considerar que, na mesma proporção, Pirapora também tem menos médicos, menos postos de atendimento e até menos doses de vacina que os chamados grandes centros e, respeitada a proporcionalidade populacional, conseguiu cumprir sua meta.
Embora tenha vacinado 100% das crianças piraporanas contra a poliomielite, a Secretaria de Saúde pede que pais, mães e responsáveis levem seus filhos às Unidades de Saúde da Família para atualizarem a caderneta de vacinação.