Início Cidades Itapevi inicia prevenção contra o câncer de próstata no Novembro Azul

Itapevi inicia prevenção contra o câncer de próstata no Novembro Azul

437
0
A campanha Novembro Azul é ‘casada’ com ações da Outubro Rosa - Foto: Felipe Barros/Ex Libris/PMI

Com o objetivo de conscientizar os homens da cidade sobre as principais medidas para se combater o câncer de próstata, a Prefeitura de Itapevi deu início na terça-feira, dia 1º, à sua campanha Novembro Azul, assim como ocorre em diversas cidades do país. A iniciativa é uma continuidade da “campanha casada” Outubro Rosa & Novembro Azul – Juntos na Prevenção contra o Câncer.
Por isso, de 1º a 30 de novembro, as unidades de saúde irão realizar a análise clínica do sangue de PSA em homens acima de 50 anos. Se o resultado indicar alguma alteração, o paciente será encaminhado para um urologista, que fará uma avaliação mais detalhada.
O exame deve ser solicitado à equipe de enfermagem da Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência do morador. Não é necessário agendar consulta antes.
Homem com 45 anos ou mais também devem fazer o exame, caso possuam histórico de câncer na família: pai, avô ou irmão que tiveram essa doença antes dos 60 anos.
A unidade de saúde também deve ser procurada caso o homem, de qualquer idade, tenha dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
Desde o mês de outubro, e também durante novembro, equipes do Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde (NEPHS) promovem palestras educativas sobre prevenção ao câncer de mama, câncer de colo de útero e câncer de próstata em todas as UBSs de Itapevi, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. Nas unidades de saúde do Suburbano e do Vitápolis o atendimento é estendido até as 19 horas.

HPV, HIV E SÍFILIS

Durante todo esse período, meninos de 9 a 14 anos de idade também devem procurar as unidades de saúde, acompanhados de responsável, para tomarem a vacina contra o HPV, vírus que pode causar câncer.
As UBSs também estão preparadas para realizar testes rápido para HIV e Sífilis. O teste demora 30 minutos e todo o processo é mantido em sigilo. Para os casos positivos de HIV, o paciente inicia tratamento gratuito no Serviço de Assistência Especializada (SAE). Os casos de sífilis são tratados na UBS mais próxima do paciente.