Início Geral PZ Governo de São Paulo anuncia novas ações para combate aos efeitos das...

Governo de São Paulo anuncia novas ações para combate aos efeitos das fortes chuvas

389
0
Foto: Arquivo PZ

Operação Chuvas de Verão de São Paulo mobiliza setores da defesa civil em todo o Estado

Na quinta-feira da semana passada, dia 1º de dezembro, o governador Rodrigo Garcia (PSDB) deu início à Operação Chuvas de Verão 2022/2023 no Estado de São Paulo. O evento realizado pela Defesa Civil Estadual reuniu representantes de 177 cidades que fazem parte do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) e contou com ciclo de palestras orientadoras sobre gestão de riscos e desastres e estratégias de comunicação durante a Operação Chuvas de Verão. Além disso, foram lançadas as campanhas “Não se Arrisque”, “Projeções meteorológicas para o verão” e “Ações do Departamento de Proteção e Defesa Civil” pela Defesa Civil Estadual.
“Os desafios das chuvas de verão são sempre muito grandes, principalmente no Estado como o nosso, que tem muitos relevos acidentados. Então, cada ano o governo se prepara com compra de equipamentos, faz treinamentos e fortalece o sistema de Defesa Civil, justamente para evitar mortes e tragédias. Nós vamos continuar investindo em infraestrutura e habitação de qualidade”, disse Rodrigo Garcia.
Nos meses que antecederam a Operação Chuvas de Verão, equipes volantes da Defesa Civil percorreram o Estado de São Paulo capacitando os agentes de defesa civil municipal. Foram realizadas oito oficinas com aulas teóricas e práticas sobre como agir diante de ocorrências, como deslizamento de terra, inundação, montagem de abrigo e gestão de crise. Ao todo, foram capacitados cerca de 800 agentes municipais, que serão multiplicadores em suas regiões.

TECNOLOGIA

Nos últimos meses, os diretores da Defesa Civil vêm se reunindo com outros órgãos para discutir a implantação de novas tecnologias para prevenção de desastres e consequentemente preservação de vidas. Um exemplo é o monitoramento das encostas por sensores que captam a movimentação do solo e com isso emitem alertas para o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil. Há um projeto piloto em andamento no município de Franco da Rocha.
A população conta com a emissão de alertas pelo WhatsApp. Agora, além do envio dos alertas pelo SMS 40199, as mensagens são recebidas pelo aplicativo de conversas instantâneas. Basta um cadastro enviando uma mensagem para o número 61-2034-4611 e seguir as orientações do chatbot.
Outra inovação anunciada pelo governo é a ferramenta de monitoramento em plataforma georreferenciada, capaz de identificar, em tempo real, áreas com possibilidade de deslizamento de terra em todo o território do Estado de São Paulo. A nova tecnologia foi desenvolvida pela Climatempo e disponibilizada para a Defesa Civil Estadual. A ferramenta utiliza dados de estações meteorológicas de superfície, satélites e radares.
Durante o evento, foram entregues ainda 37 viaturas da Defesa Civil para 31 municípios paulistas.

MORTES

As chuvas fortes têm castigado o Estado de São Paulo – e principalmente a Região Metropolitana – desde a semana passada. Na madrugada de quarta-feira, dia 7, nas proximidades do Rodoanel Mário Covas, no Jardim Padroeira, em Osasco, o muro próximo a uma área industrial desabou sobre uma casa causando a morte de dois homens. Na segunda-feira, 5, um menino de 12 anos morreu após cair em uma caixa de drenagem pluvial em Franco da Rocha.
Só na terça-feira, 6, os bombeiros haviam atendido 84 chamadas para quedas de árvores, 57 para inundações e alagamentos e 12 para desmoronamentos e desabamentos na Região Metropolitana.

O governador Rodrigo Garcia fez o anúncio das principais ações – Foto: Governo do Estado de São Paulo