Início Cidades Barueri registra menor taxa de mortalidade infantil de sua história

Barueri registra menor taxa de mortalidade infantil de sua história

949
0
Administração avalia que “humanização e vigilância” são fatores determinantes para números positivos - Foto: Benjamim Sepulvida/Secom

Barueri avalia positivamente números recentes da taxa de mortalidade infantil difundidos pela Fundação Seade

A Prefeitura de Barueri divulgou nesta semana os dados mais recentes da Fundação Seade sobre a taxa de mortalidade infantil nos municípios paulistas. O Seade é o Sistema Estadual de Análise de Dados, fundação vinculada à Secretaria da Fazenda e Planejamento, responsável pela produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas do Estado de São Paulo.
De forma positiva, a administração municipal de Barueri avaliou ter alcançado a mais baixa taxa de mortalidade infantil da história recente da cidade, com 6,97 óbitos por mil nascidos vivos. Os números são relativos ao ano de 2021. Segundo a Prefeitura, esse número é melhor que o registrado em 2020, quando foi de 7,10 mortes por mil. Pelos dados do Seade, em 2021, Barueri teve o registro de 5.168 nascidos vivos, com 36 mortes registradas nos períodos de neonatal precoce, neonatal tardia ou pós-neonatal.
Num recorte elaborado e difundido pela própria Prefeitura, esse resultado coloca Barueri na quarta melhor posição entre os municípios do Estado de São Paulo com mais de 200 mil habitantes, à frente de cidades como Santo André (8,34 mortes por mil), Campinas (9,11) e Taubaté (8,15).
Barueri é ainda quem ostenta a melhor marca entre as cidades da região Oeste da Grande São Paulo, que inclui Osasco (10,71 mortes por mil), Santana de Parnaíba (7,66), Itapevi (10,61), Carapicuíba (9,25), Jandira (11,36) e Pirapora do Bom Jesus (8,65). A cidade de São Paulo, Capital do Estado, teve uma média de 10,41 mortes por mil; enquanto em todo o Estado essa média ficou em 10,20 mortes por mil nascidos no ano de 2021.

COMPROMETIMENTO

De acordo com o Comitê de Prevenção à Mortalidade Infantil e Materna, da Secretaria de Saúde de Barueri, a taxa de mortalidade infantil alcançada é o resultado do comprometimento do município com a saúde materno infantil, garantindo um pré-natal e atendimento à criança menor de um ano de alta qualidade e fácil acesso, tanto no baixo risco quanto no alto risco, com a devida humanização e vigilância. “É um grande resultado que reflete o cuidado que a Prefeitura de Barueri tem com o atendimento multiprofissional que começa ainda antes de a mulher engravidar, com o planejamento familiar, até o final da primeira infância, quando a criança tem acesso não apenas à saúde, mas à educação e cultura”, resume a diretora técnica da Saúde da Criança na Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (Cabs), Vera Freire Gonçalves.
De acordo com o Comitê de Prevenção, “a mortalidade infantil é sempre um acontecimento ruim (…), mas a OMS (Organização Mundial da Saúde) estabelece como número aceitável a morte de 10 bebês a cada mil nascidos vivos”.