Numa parceria com as polícias Civil e Militar do Estado de São Paulo, Guarda Civil Municipal (GCM), Câmara de Vereadores, Diretoria Regional de Ensino e lideranças religiosas, a Prefeitura de Itapevi elaborou o seu chamado “Pacto pela Paz”, que visa compreender uma série de ações a serem realizadas nas escolas das redes estadual e municipal, a partir de segunda-feira, dia 17 de abril.
O movimento será lançado neste sábado, 15, a partir das 10 horas, no Parque da Cidade (Rua Professor Dimarães Antônio Sandei Filho, na Cidade Saúde), com um evento aberto ao público e entrada gratuita. No local, especialistas em segurança vão falar sobre técnicas de prevenção aos incidentes, o controle e os cuidados necessários para evitar a propagação de notícias falsas (fake news) e anúncios das medidas que pretendem beneficiar cerca de 55 mil estudantes itapevienses, sendo 30 mil da rede municipal e 25 mil da estadual. A proposta é informar professores, profissionais da educação e pais de alunos.
“Esse Pacto pela Paz é importante neste momento em que vivemos, a insegurança gerada pelos recentes ataques no país está causando efeitos em toda a sociedade. Agora, nos unimos com forças de segurança e sociedade civil e vamos dar um recado de conscientização e ações em cada escola para melhorar ainda mais a sensação de segurança”, disse o prefeito Igor Soares (Podemos).
Nesta sexta-feira, 14, como parte do Pacto, será realizado, às 10 horas, no auditório da Secretaria de Educação (Rua Professor Irineu Chaluppe, 65 – Centro), um encontro com todos os diretores das redes particular, estadual e municipal para uma palestra com representantes da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal sobre técnicas e atitudes para evitar possíveis incidentes nas unidades escolares.