Início Esportes Palmeiras encaminha classificação e Corinthians ainda respira na Libertadores

Palmeiras encaminha classificação e Corinthians ainda respira na Libertadores

280
0
O Palmeiras (uniforme branco) não tomou conhecimento do anfitrião Cerro Porteño, no Paraguai, em mais uma rodada da Libertadores 2023 - Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação/Fotos Públicas

O Palmeiras derrotou o Cerro Porteño por 3×0, no Paraguai, e, com esta vitória obtida na quarta-feira, 24 de maio, válida pela 4ª rodada da fase de classificação do torneio, ficou muito próximo da vaga às quartas de final da Copa Libertadores da América de futebol. O resultado manteve o Verdão como colíder do grupo C, ao lado do Bolivar, ambos com 9 pontos ganhos, mas atrás do oponente boliviano devido ao menor saldo de gols (6×4). O alviverde, entretanto, ainda o enfrentará em casa, e, também em seus domínios, receberá o Barcelona (Equador) nas duas rodadas que restam serem promovidas. Esse cenário deixa os palmeirenses entusiasmados com as reais possibilidades de avançarem à frente do adversário à próxima etapa; Barcelona e Cerro têm apenas 3.
O Corinthians, por sua vez, permanece em situação delicada, embora matematicamente siga no páreo. Ocupante do grupo E, aparece em 3° após empatar sem gols em Buenos Aires, diante do 1° colocado, o Argentinos Juniors. O Timão chegou a irrisórios 4 pontos, contra 8 do clube que revelou Maradona e 6 do 2º colocado, o Independiente Del Valle (Equador). O jogo seguinte será justamente contra o “El Matagigantes”, em Quito, cidade onde as condições atmosféricas costumam dificultar a vitória de visitantes oriundos de países de baixa altitude em relação ao nível do mar. Caso consiga quebrar esta escrita no dia 7 de junho, entretanto, o onze mosqueteiro trocará de posto com os equatorianos e ficará dependendo apenas das próprias pernas para carimbar a vaga diante do Liverpool, do Uruguai, na Arena Itaquera, em 28 de junho. O time de Montevidéu é o “lanterna”, com 4 pontos, em 4º, e saldo negativo de 4 gols. O alvinegro tem 1, positivo.
Demais resultados dos brasileiros que participam da Libertadores nesta rodada: Atlético/MG 2×1 Athletico/PR (grupo G), Ñublense/Chile 1×1 Flamengo (A); The Strongest/Bolívia 1×0 Fluminense/RJ (D) e Metropolitanos/Venezuela 1×2 Internacional/RS (B).

TRICOLOR E ‘MASSA BRUTA’ LIDERAM

A Copa Sul-Americana de futebol está em desenvolvimento paralelamente à Libertadores e reúne um trio paulista entre seus participantes. Nesta competição apenas os vencedores dos grupos irão direto à próxima etapa; os 2º melhores encararão repescagem contra 3ºs colocados dos grupos da Libertadores, assim que eles estiverem definidos. São Paulo e Bragantino são os que, até o fechamento desta edição, apareciam à frente dos adversários em seus blocos.
Com 10 pontos ganhos, o Tricolor segue soberano no topo do D, a 3 pontos do Tigres/Argentina (7), após colher 2×0 favoráveis diante do Academia Puerto Cabello, no Peru, na terça-feira, 23 de maio. O “Massa Bruta” comandava o C, com 7, empatado com o Estudiantes (Argentina), porém com ataque mais eficiente (8×5). O Bragantino ainda atuaria na quinta-feira, 25, na Bolívia, enfrentando o Oriente Petrolero, a exemplo do Estudiantes, que iria ao Paraguai se encontrar com o Tacuary.
O Santos não resistiu ao Audax Italiano e caiu no Chile derrotado por 2×1 na quarta-feira, 24. O revés deixou o “Peixe” em 3º, com 4 pontos ganhos no grupo E. Nesta composição, o Newell’s Old Boys (Argentina) já soma 12, o Audax tem 7.
Mais brasileiros estiveram em campo no meio da semana pela Sul-Americana e os resultados computados até a quinta-feira, 25: Cesar Valejjo/Peru 2×3 Botafogo (A); Goiás/GO 1×0 Universitário/Peru (G); América/MG 2×3 Defensa y Justicia/Argentina (F); e Fortaleza/CE 3×2 San Lorenzo/Argentina (H). Desses somente o Tricolor do Pici e o alviverde do Planalto Central são líderes, com 12 e 8, respectivamente.