A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) deu início às arrecadações de roupas e cobertores para a Campanha do Agasalho 2023 (www.campanhadoagasalho.sp.gov.br), iniciativa do Fundo Social do governo de São Paulo. As doações serão destinadas a pessoas vulneráveis ou em situação de rua durante o período de baixas temperaturas.
Caixas de coleta foram disponibilizadas em 40 postos de arrecadação da EMTU, nos terminais metropolitanos, estações do VLT da Baixada Santista e pontos de doação de apoio de parceiros nas regiões metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista, Campinas e Vale do Paraíba/Litoral Norte.
“A gente está vendo as temperaturas baixarem e a questão fundamental é a velocidade. Precisamos rapidamente nos mobilizar, arrecadar agasalhos e cobertores e levar para quem precisa”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante o lançamento da campanha no Palácio dos Bandeirantes. “A ação de solidariedade complementa políticas públicas do Estado que, em parcerias com os prefeitos, está disponibilizando vagas em abrigos e acolhimento às pessoas que mais necessitam, tirando pessoas da rua e dando teto”, acrescentou.
A campanha arrecada roupas e cobertores em bom estado de uso e conservação, especialmente agasalhos, meias, toucas e luvas. Peças muito velhas, rasgadas e sujas são inviáveis para doação. Outra opção para colaborar é com doações em dinheiro na conta oficial da Campanha do Agasalho no Banco do Brasil. Os dados são: conta corrente nº 19.771-8, agência nº 1897-X, CNPJ/MF nº 44.111.698-0001/98. Também é possível doar pela chave Pix [email protected] .
O Fundo Social também usará recursos de doações para comprar cerca de 125 mil cobertores. A distribuição dos itens será feita com base em dados do CadÚnico em relação à população em pobreza e extrema pobreza no território paulista.
Na região Oeste da Grande São Paulo, os terminais que arrecadam as peças são: Terminal Metropolitano Luiz Bortolosso (Km 21, na divisa entre Osasco e Carapicuíba) e Terminal Vila Yara (avenida dos Autonomistas, 500, Vila Yara, Osasco).