A Lei municipal nº 2.499 instituiu em Barueri, ainda em 2017, todos os procedimentos para que a cidade integrasse a campanha “Junho Vermelho”, dedicada ao incentivo e à doação de sangue. Reforçando o movimento que ocorre desde então, a Prefeitura local iniciou mais uma edição da campanha, de imediato alertando para os baixos estoques do banco de sangue da Fundação Pró- Sangue dos tipos O +, O -, A -, B+ e B-.
Apesar do reconhecimento geral de que o ato de doar sangue é crucial para garantir que vidas sejam salvas, ainda assim as campanhas de incentivo são necessárias devido aos baixos índices de doações. No Brasil, segundo dados oficiais, menos de 2% da população doa sangue.
A doação é simples e a pessoa interessada pode fazer o agendamento de forma on-line pelo site da Fundação (https://prosangue.hubglobe.com/). Em Barueri, o hemocentro fica dentro do Hospital Municipal Francisco Moran, situado na rua Ângela Mirella, 354, Jardim Barueri; mas o local também só atende mediante agendamento.
REQUISITOS BÁSICOS
Os candidatos à doação precisam atender pré-requisitos básicos para a coleta de sangue, como estar em boas condições de saúde, estar descansado e bem alimentado – nesse caso, recomenda-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
A pessoa também deverá ter um peso de no mínimo 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos. Os menores de idade precisam de uma documentação específica e apresentar um formulário de autorização.
As etapas de doação começam pelo cadastro do doador, depois é feito um teste de anemia, sinais vitais e peso são checados; em seguida o candidato é entrevistado de forma confidencial, excluindo ou não a situação de riscos para infecções sexualmente transmissíveis. Após a triagem, o sangue é coletado e, ao final, o candidato recebe um lanche e um suco.
Para obter mais informações, pode-se acessar o site da Pró-Sangue: www.prosangue.sp.gov.br.