O ex-ministro e atual senador eleito por São Paulo, Marcos Pontes (PL), foi homenageado pela Câmara Municipal de Osasco em cerimônia realizada na sexta-feira da semana passada, dia 16/6, na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Osasco (Aeao).
Pontes, que é conhecido como o primeiro astronauta brasileiro, recebeu da Câmara Municipal a Medalha Antônio Raposo Tavares e o Diploma Cidade de Osasco – honrarias que reconhecem o espírito desbravador de pessoas que trabalham pelo município. A iniciativa partiu do atual deputado estadual Rogério Santos (MDB), que ainda era vereador quando apresentou o Projeto de Decreto Legislativo que deu origem à homenagem. A solenidade foi presidida pelo vereador Josias da Juco (PSD), que teve ao seu lado a também vereadora Ana Paula Rossi (PL); o deputado Rogério Santos; a vice-prefeita Ana Maria Rossi; e o presidente da Aeao, Leandro Fogaça. Outros vereadores e autoridades também participaram do evento.
‘VOCÊ PODE SER TUDO NA VIDA’
Um vídeo contando a história de Marcos Pontes abriu a solenidade, mostando sua história de vida que se iniciou com o nascimento na cidade de Bauru/SP; o ingresso na Força Aérea Brasileira e no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), até se tornar o primeiro astronauta brasileiro, no início dos anos 2000. Depois de passar 20 anos na National Aeronautics and Space Administration (Nasa), assumiu no Brasil o Ministério de Ciência e Tecnologia (2019-2022) e, em seguida, elegeu-se o senador mais votado das últimas eleições, com 10,7 milhões de votos.
Vereadores e autoridades presentes revezaram-se nos discursos de homenagem ao senador que, agradecido, citou o que sempre ouvia de sua mãe, dona Zuleika: “Você pode ser tudo na vida. Desde que estude, trabalhe, persista e sempre faça mais do que esperam de você”.
A assessoria da Câmara Municipal não divulgou quais ações do atual senador teriam causado impacto na vida osasquense.