Com o propósito de oferecer atendimento especializado em saúde mental às pessoas com problemas decorrentes do uso abusivo de álcool e drogas, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS-AD), da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Osasco, está promovendo – dentro de suas práticas integrativas e humanizadas – aulas gratuitas de Yoga no Parque Ecológico Ana Luiza Moura Freitas.
A ação denominada “Práticas Integrativas – Yoga no Parque” é gratuita, aberta ao público e visa integrar os pacientes da unidade com munícipes que frequentam o parque, promovendo uma convivência saudável e mais qualidade de vida a todos por meio da atividade física ao ar livre. O Hatha Yoga une posturas físicas associadas ao controle da respiração e meditação, visando proporcionar ganhos como a saúde mental, consciência corporal, o desenvolvimento da paciência, a redução de ansiedade e impulsividade, a melhora postural e equilíbrio emocional e físico, bem como melhorias no sistema imunológico, prevenindo doenças.
O programa é organizado pelo professor Ari Osvaldo Alves, funcionário público, fisioterapeuta, especialista em fisiologia do exercício, mestre em terapia intensiva e mestrando em Neurologia, que é quem comanda as aulas, juntamente com a coordenadora técnica do CAPS-AD, psicóloga Beatriz Espósito, e a enfermeira técnica Elizabeth Aparecida da Silva.
Quem tiver interesse em fazer as aulas do Yoga no Parque pode ir direto ao Parque do Piratininga, localizado na rua dos Hebreus, 111. Não é preciso fazer inscrição; basta chegar e juntar-se ao grupo. Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável. É recomendado usar roupas leves, tênis, levar uma garrafa com água e um colchonete/tapete tatame para fazer os exercícios com mais conforto.
As aulas acontecem ao ar livre, todas as quartas-feiras, às 9 horas. Nos dias chuvosos o serviço é suspenso.