Um novo aplicativo (APP) para auxiliar a população no uso dos serviços públicos de saúde está sendo disponibilizado pela Prefeitura de Osasco. Sob tutela da Secretaria de Saúde da cidade, foi lançado o aplicativo Saúde+Osasco, gratuito, e disponível para os sistemas Android e IOS.
Ao acessar a loja virtual de seu smartphone, o interessado em baixá-lo pode consultar o programa pelos termos “Osasco Saúde” ou “Saúde + Osasco”. Para usá-lo, é preciso fazer o cadastro com dados pessoais e senha.
Quem já tem cadastro nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) pode usar o aplicativo imediatamente. Quem não tem o cadastro, poderá fazê-lo de forma simplificada no APP e, após complementar as informações, será preciso levar um documento com foto, CPF, comprovante de endereço e cartão do SUS (se tiver), na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.
Com acesso ao aplicativo, o munícipe poderá consultar o histórico de atendimento, agendamentos, carteira de vacinação, notificações, avaliação de atendimento, sugestões/dúvidas, cartão virtual do SUS e localização de medicamentos nas UBSs. Ele também envia alertas sobre as consultas marcadas e permite desmarcar com antecedência, liberando a vaga para outra pessoa. Segundo a Prefeitura, em breve, o aplicativo terá mais funcionalidades, como agendamento de consultas e tele consultas.
O sistema foi desenvolvido pela Gestão Inteligente da Educação e Saúde Pública e Privada (Giespp) e, nos últimos dias, o prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), esteve reunido com representantes da empresa e também secretários municipais para testar as funcionalidades do aplicativo. “É mais uma ferramenta que dará mais celeridade aos serviços de saúde para melhor atender aos nossos munícipes”, comentou o prefeito.