O município de Pirapora do Bom Jesus celebra duplamente no início do próximo mês de agosto, dia 6, seus 64 anos de emancipação político-administrativa e também os 298 anos do encontro da imagem do Senhor Bom Jesus, padroeiro da cidade. A história registra que, em 1725, um morador encontrou a imagem às margens do rio Tietê, formalizando a data de fundação da cidade; enquanto a emancipação do vizinho município de Santana de Parnaíba ocorreu em 1959.
Mesmo ainda faltando alguns dias para a comemoração oficial, a Prefeitura local já vem executando partes da programação festiva e que terá, em sua totalidade, shows reunindo grandes nomes da música brasileira, artistas locais, tradições centenárias e celebrações religiosas.
O calendário de eventos especiais foi aberto no último dia 5 de julho com a realização do I Congresso de Turismo de Pirapora do Bom Jesus; mas é nesta última semana de julho e ao longo de agosto que as comemorações e celebrações religiosas se intensificam.
Para a comunidade católica estão programadas missas no Santuário do Senhor Bom Jesus entre os dias 26 de julho e 6 de agosto, além das tradicionais procissões de carro de boi, na estrada dos Romeiros, e com a imagem do padroeiro, pelas ruas da cidade. Para os evangélicos, na quinta-feira, dia 3 de agosto, acontece o Aviva Pirapora 2023 trazendo à cidade as cantoras Rebeca Vargas e Soraia Morais, nomes expressivos da música gospel.
A agenda de shows se intensificará no próximo final de semana, com apresentações do Jeito Moleque, Dani Lima e Yasmim Santos; e se prolongam até o final do mês com diversas outras atrações.
Essa programação, bem como um resumo sobre a história da aparição da imagem do Senhor Bom Jesus e da emancipação político-administrativa da cidade serão apresentados em matéria especial na próxima edição deste jornal Página Zero.