De tempos em tempos, sob os mais variados argumentos, a Câmara Municipal de Osasco altera o horário de realização de suas sessões ordinárias. Desta vez, a “nova” medida foi aprovada na terça-feira da semana passada, dia 5 de setembro, com a aprovação do Projeto de Resolução (PR) nº 10/2023, de iniciativa da Mesa Diretora da Casa.
Assim, desde a sessão já realizada na terça-feira desta semana, dia 12/9, os trabalhos dos vereadores em plenário passam a começar no período da tarde, às 15 horas.
Em geral, a principal argumentação dos vereadores para a alteração dos horários das sessões é a de permitir a maior participação popular durante os trabalhos. Há alguns anos, tias encontros, em Osasco, já aconteciam às 15 horas. Durante a pandemia de Covid-19, no entanto, os vereadores alteraram o Regimento Interno e as sessões passaram a acontecer uma vez na semana, com início às 10 horas. Com o fim da pandemia, as sessões voltaram a ser realizadas duas vezes por semana, às terças e quintas-feiras, mas o horário das 10 horas foi mantido.
Mesmo sem uma justificativa plausível, o presidente da Câmara, vereador Carmônio Bastos (Podemos), procurou explicar: “Testamos no período de 7 a 8 meses e os vereadores acharam por bem voltar ao horário das 15 horas”, disse.