Início Política Regional Concorrida cerimônia no Alphaville marca inauguração da sede própria do Cioeste

Concorrida cerimônia no Alphaville marca inauguração da sede própria do Cioeste

450
0
Foto: Benjamin Sepúlvida/PMB

Cioeste reúne líderes de toda a região para inauguração de sua sede própria

Centenas de pessoas, entre autoridades regionais, estaduais, federais e parcela da sociedade civil, compareceram na noite de segunda-feira, dia 9 de outubro, à cerimônia de inauguração da sede própria do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste), órgão criado e formado por prefeitos de 12 municípios da região Oeste com o propósito de estabelecer soluções regionais eficazes para a administração pública e para a sociedade.
Localizado no 11º andar do edifício Tower, na alameda Xingu, no bairro do Alhpaville, em Barueri, o novo espaço que irá sediar as principais atividades da entidade ocupa 800 metros quadrados do 11º andar com instalações para a região ampliar, por meio das assembleias de prefeitos, Câmaras Técnicas (CTs) e Grupos de Trabalho (GTs) temáticos, seus debates políticos e decisões coligadas. Entre os novos espaços, estão a Sala de Ideias, para as reuniões dos grupos, e a Escola de Gestão, que servirá para capacitação de servidores públicos municipais nos mais variados temas.
Entre as presenças à cerimônia, além de prefeitos da região e integrantes do próprio consórcio, vereadores, deputados estaduais, além de representantes do governo federal e estadual, como o secretário-executivo do Ministério de Relações Institucionais, Valmir Prascidelli, que representou o ministro Alexandre Padilha; e Gilberto Kassab, secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, que representou o governador Tarcísio de Freitas. Ambos fizeram referência à abertura que o Consórcio tem em todas as esferas de governo, dada sua importância e representatividade.
No comando dos trabalhos, o presidente do Cioeste e atual prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos, fez questão de ressaltar o grau de representatividade do colegiado: “Somos hoje o maior consórcio de municípios da América Latina, com mais de 3 milhões de habitantes, com orçamentos municipais que, somados, ultrapassam R$ 17 bilhões e representamos 3% do PIB nacional. Certamente, com esta nova sede, as decisões destes prefeitos irão servir, como já vem ocorrendo, como exemplo para todo o país”, disse. Ele aproveitou a ocasião para homenagear individualmente cada um dos colaboradores para efetivação do empreendimento, inclusive os ex-presidentes do Cioeste, como os ex-prefeitos Sergio Ribeiro, Jorge Lapas, Carlão Camargo e Elvis Cezar.
Também tratado como uma espécie de anfitrião do evento, já que a nova sede se localiza em Barueri, o prefeito local, Rubens Furlan, revezou-se por diversas vezes nos discursos, ressaltando a importância da representatividade regional e salientando que o colegiado também é um “instrumento para ajudar a traçar metas e impedir possíveis erros que as lideranças políticas da região possam cometer, já que, em conjunto, um pode ajudar o outro na administração de suas ações”.
Dos atuais prefeitos que compõem o Cioeste, estiveram presentes à cerimônia os chefes dos Executivos de Araçariguama (Rodrigo Andrade), Barueri (Rubens Furlan), Carapicuíba (Marcos Neves), Jandira (Dr. Sato) e Vargem Grande Paulista (Josué Ramos). Fazem parte ainda do colegiado os municípios de Cajamar, Cotia, Itapevi, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba e São Roque.
Prestigiaram ainda a cerimônia o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), André do Prado; os também deputados estaduais Rogério Santos e Luiz Carlos Marcolino; e os vereadores Thiaguinho Silva (Itapevi) e Rodrigo Brito (Pirapora), respectivamente presidente e vice-presidente do Parlamento Oeste, braço legislativo do Cioeste.

Diversas autoridades, dos mais variados níveis representativos, marcaram presença na cerimônia de inauguração

Marco Infante/PZ