Início Cidades Falta de vacinas contra a raiva impõe atendimento reduzido do setor de...

Falta de vacinas contra a raiva impõe atendimento reduzido do setor de Zoonoses de Barueri

374
0
Cães e gatos da cidade podem ser vacinados a partir dos três meses de idade - Foto: Ana Carolina Guice/Secom

De acordo com divulgação da semana passada da Prefeitura de Barueri, o município tem recebido baixa quantidade de vacinas contra a raiva fornecidas pelo Ministério da Saúde, responsável pela distribuição dos imunizantes de animais em todas as cidades brasileiras.
Por essa razão, o posto fixo de vacinação antirrábica situado no Departamento de Controle de Zoonoses (DTCZ), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, segue neste mês de outubro com atendimento reduzido, das 9 às 11 horas, sempre nas segundas e nas quartas-feiras.
Nesse período de apenas duas horas em dois dias da semana são disponibilizadas 45 doses de vacina para cada dia. Não é necessário agendamento, pois as vacinas serão aplicadas até o esgotamento.

CÃES E GATOS

O imunizante pode ser aplicado em cães e gatos a partir dos três meses de idade, desde que estejam saudáveis. Animais doentes, em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação. Fêmeas com prenhez (gestação) suspeita ou confirmada não devem ser vacinadas.
Os pets devem ser conduzidos por pessoas responsáveis (maiores de idade) e com capacidade de conter o animal. Os cães bravos ou mordedores, de qualquer espécie, especialmente das raças “pit bull”, “rottweiler” e “mastim napolitano”, conforme a Lei Estadual 11.531 de 11 de novembro de 2003, devem utilizar focinheira.
Os gatos devem ser transportados em caixas apropriadas e em segurança, evitando acidentes e fuga do animal, já que o DTCZ está localizado próximo à linha de trem e à avenida principal.
O posto fixo de vacinação antirrábica de cães e gatos fica localizado no Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ) na rua Anhanguera, 200, Vila São Francisco. Segundo a Prefeitura de Barueri, assim que o abastecimento estiver regularizado, a vacinação volta a acontecer nos horários habituais (das 9 às 11h e das 13 às 15h30).
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4198-0424 e (11) 4198-5679.