Diversas atrações estão marcadas para o dia 14 de novembro para celebrar os 443 anos de fundação de Santana de Parnaíba
Na próxima terça-feira, dia 14 de novembro, a cidade de Santana de Parnaíba celebra seus 443 anos de fundação.
Conhecida pelo seu casario praticamente intacto e ruas de paralelepípedos, o município foi fundado em 1580, durante o período colonial brasileiro. Seus fundadores são André Fernandes e a mãe deste bandeirante, Suzana Dias, que mesclaram a palavra em tupi guarani “Pan-nei-i-bo” – que, vertida ao português, seria “lugar de muitas ilhas” ou “rio ruim”, para designar a queda d’água no rio que era obstáculo à navegação – ao nome da sua santa de devoção, Santa Ana.
Suzana Dias, ao chegar, colocou no altar da capela uma imagem de Santa Ana, dando nome à capela que, mais tarde, tornou-se a atual igreja Matriz, localizada na praça 14 de Novembro, no Centro histórico da cidade.
O povoado teve o seu marco após 45 anos da fundação, já em 1625, quando começou a se desenvolver ao redor da capela, antes de ser elevado à categoria de vila, à margem esquerda do rio Tietê, com a denominação de Santana de Parnaíba. Foi elevada a município em 1906.
Com 209 edificações tombadas em 1982 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artísitico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), Santana de Parnaíba reúne um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do período colonial paulista, com construções que remontam ao Século 17; uma delas é residência bandeirista urbana, onde hoje está instalado o Casarão Monsenhor Paulo Florêncio da Silveira Camargo, que abriga o Museu de Anhanguera, tombado em 1958 pelo Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan).
PROGRAMAÇÃO
DE ANIVERSÁRIO
Para celebrar a data, a Prefeitura de Santana de Parnaíba divulgou as principais atividades, todas marcadas para o próprio dia do aniversário, 14/11. Assim, logo às 6 horas da manhã acontecerá a Alvorada, com apresentação de banda musical com artistas locais pelas ruas do Centro Histórico. Às 9 horas será realizada a Missa Solene na Igreja Matriz Sant’Ana (Largo da Matriz, s/n); e às 10h30 será feito um café no Centro de Memória e Integração Cultural (Cemic), que fica no Largo da Matriz, 49. Já às 11 horas a Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado de São Paulo fará uma apresentação em frente à antiga sede da Cultura.
As principais atrações artísticas ficam reservadas para o período da noite, com shows que, desta ve z, serão realizados na Barragem Edgard de Souza, localizada na estrada dos Romeiros, km 40, portão 2. Às 20 horas sobe ao palco o cantor Danillo Gomes, morador da cidade. Na sequência, a principal atração da noite será a dupla Matheus & Kauan, que promete apresentar sucessos, como “O nosso santo bateu”, “Te assumi pro Brasil” e “Que sorte a nossa”.
A entrada é gratuita, mas as pessoas podem colaborar doando 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade no atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social do município.
DADOS DE SANTANA DE PARNAÍBA
Desde a década de 1990, com a chegada de empreendimentos residenciais como o Alphaville, por exemplo, o município de Santana de Parnaíba vem se destacando pela economia crescente.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade tem 154.105 habitantes (população estimada em 2022) e aproximadamente 100.466 eleitores (TSE). Localizada a 35 quilômetros da Capital, está inserida na Região Metropolitana da Grande São Paulo em território de 179 quilômetros quadrados (km²) que se alcança pelas rodovias Anhanguera e Castello Branco.
Atualmente, Santana de Parnaíba é administrada pelo prefeito Antônio Marcos Batista Pereira, o Marcos Tonho (PSDB), que está em seu primeiro mandato. A Câmara Municipal conta com 17 vereadores e é presidida pelo vereador Vicente Augusto da Costa, o Vicentão (MDB).