Início Cidades Novo Centro de Inclusão Digital já funciona na sede da Associação Camila,...

Novo Centro de Inclusão Digital já funciona na sede da Associação Camila, no Jardim Conceição

1172
0
O CID oferece acesso aos computadores e à internet aos moradores do bairro - Foto: Caio Henrique

Assim como estava programado, na quinta-feira da semana passada, dia 9/11, a Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda (Setre) da Prefeitura de Osasco entregou uma nova unidade do Centro de Inclusão Digital (CID) à população. Desta vez, o 11º CID do município está localizado no Jardim Conceição e funcionará na sede da Associação Camila, à avenida Clóvis Assaf, 455. A organização social atende crianças, adolescentes, jovens e idosos com atuação na defesa de direitos sociais.
O prefeito Rogério Lins (Podemos); o secretário de Emprego Trabalho e Renda, Gelso de Lima; a presidente da entidade, Gilma Rossafa, mãe de Camilia Rossafa, que dá nome à entidade; e educadores participaram da cerimônia.
“É motivo de alegria estar aqui e rever amigos. Agradeço e parabenizo a Gilma pelo trabalho social. A gente está dando às instituições condições para que as pessoas possam dar novos passos em suas vidas. Nosso trabalho é estender as oportunidades para os bairros para que os jovens tenham condições de se prepararem para a vida, se qualificarem para o ingresso no mercado de trabalho”, disse o prefeito Rogério Lins.
“Nós reformulamos o sistema (de criação dos CIDs), para que, em parceria com organizações sociais, levemos aos jovens, adultos e idosos a oportunidade da inclusão digital e também aos nossos cursos de Educação à Distância (EAD). No momento, temos na Secretaria mais de 80 cursos EAD”, explicou Gelso de Lima. Todos os CIDs da cidade são comandados e supervisionados pela Setre.
A Associação Camila atende 419 moradores do Jardim Conceição com diversos programas inclusivos, entre os quais o “Clube Convier”, para crianças, com atividades musicais, recreativas, esportivas, informática, teatro, grafite e socioeducacionais. As crianças e suas famílias também contam com atendimento psicológico e de assistentes sociais. Já os idosos são atendidos pelo programa “Alegria de Viver”, com atividades físicas adaptadas para a terceira idade, aulas de artesanato e violão e, agora, também passaram a ter aulas de informática com a chegada do CID à sede da entidade.
Os jovens que, por sua vez, já estão prestes a ingressar no mercado de trabalho, estão inseridos no programa “Hora do Trampo” e, durante seis meses, por meio de parceria com o Senac, recebem formação em logística, atendimento ao cliente, postura e elaboração de currículo, entre outros.