Em sua edição de 24 de novembro último (ed. nº 1.623), o jornal Página Zero divulgava a aprovação, na Câmara Municipal de Osasco, do Projeto de Lei (PL) nº 102/2023, de autoria do vereador Laércio Mendonça (PSD), pelo qual pretendia implantar na cidade um dia dedicado a orientar e conscientizar a população local sobre a importância da doação de medula óssea, como forma de salvar vidas. A iniciativa partia do já existente Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, celebrado anualmente no terceiro sábado do mês de setembro.
Aprovado na Câmara, o PL foi encaminhado para o prefeito Rogério Lins (Podemos) que, no dia 1º de dezembro, sancionou o documento, transformando-o na Lei Municipal nº 5.302 determinando que, em Osasco, o Dia Municipal do Doador de Medula óssea seja celebrado no dia 17 de setembro.
“É uma lei que representa a luta pela vida. Estou muito feliz, pois além da aprovação no plenário da Câmara, a lei já foi sancionada pelo prefeito. É uma lei que vai ajudar pessoas em todo o Estado e no país, pois um doador daqui pode ajudar alguém em outro estado”, comemorou o vereador Laércio Mendonça, lembrando que o transplante de medula óssea é o tratamento proposto para doenças que afetam as células do sangue, entre eles cânceres como leucemia e linfoma.