Início Cidades Primeiro Ecoponto de Barueri já funciona na região da Cruz Preta

Primeiro Ecoponto de Barueri já funciona na região da Cruz Preta

1441
0
Foto: Beatriz Lucato/Secom

População de Barueri já pode descartar resíduos sólidos no primeiro Ecoponto instalado na cidade

Está funcionando em Barueri, desde o último dia 15 de dezembro, o primeiro Ecoponto da cidade, espaço que possibilita aos moradores a oportunidade de realizar o descarte correto de resíduos sólidos. A iniciativa, operada pela Prefeitura de Barueri, através de sua Secretaria de Serviços Municipais (SSM), conta com a parceria do Consórcio NP Barueri e Tecipar Engenharia e Meio Ambiente.
Instalado na rua Afonso Crudo, 235, na Vila Pindorama (bairro Cruz Preta), o Ecoponto de Barueri fica aberto de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas, e aos sábados, das 9 às 13 horas. O atendimento é prestado mediante o preenchimento de cadastro. Com a medida, o morador poderá levar ao local até 20 sacos de materiais contendo 50 quilos em cada.
Na área, segundo a Prefeitura, há caçambas separadas para o descarte de eletrônicos, pneus, madeiras (sofás, armários), metais (pilhas, baterias), entulhos, materiais recicláveis e ferrosos. Há ainda espaço específico para receber medicamentos vencidos ou em desuso.
Não são permitidos lixo domiciliar, químico e hospitalar. “Fazemos um apontamento, registro, do que entra diariamente. Depois, no final de semana, a empresa (consórcio) dará destino correto para esses materiais”, explica Francisco Pugliesi, diretor do Departamento de Limpeza Urbana da SSM.
O Ecoponto é uma nova opção oferecida pela Prefeitura de Barueri à população para o descarte regular de resíduos sólidos. Além disso, a cidade já disponibiliza os serviços de coleta de lixo orgânico domiciliar (normal e conteinerizada), coleta de resíduos da saúde (obrigatória mediante recadastramento até 31 de março de cada ano), coleta seletiva, coleta de entulho (em big bags distribuídos) e coleta de cacarecos.

Espaço disponibiliza caçambas para o descarte separado de diversos tipos de materiais. – Foto: Beatriz Lucato/Secom