O deputado estadual Ataíde Teruel (Pode) encaminhou ao governo paulista a sugestão de emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) sugerindo o aumento do número de trens das linhas 8 e 9 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Para Ataíde, “os moradores de Osasco, Carapicuíba, Santana de Parnaíba, Cotia, Barueri, Jandira e Itapevi que utilizam todos os dias essas linhas, nos horários de pico para ir e voltar do trabalho, sabem que elas estão acima do limite de suas capacidades, sofrendo na pele o desconforto, a aglomeração e as condições precárias desses trens”.
Ele complementou a informação afirmando que a linha 8/Diamante, transporta por dia útil 524 mil passageiros; enquanto a linha 9/Esmeralda leva 629 mil; num total de 1,153 milhão de pessoas por dia útil, com a frota atual.
Ataíde reforçou que a meta, apresentada em sua sugestão, é ampliar em 66 o número de vagões nas linhas 8 e 9, aumentando a capacidade de atendimento em aproximadamente 117 mil passageiros por dia útil.