Início Cultura Força da mulher negra garante título do carnaval carioca à Viradouro

Força da mulher negra garante título do carnaval carioca à Viradouro

535
0
Foto: Alex Ferro/Rio Tur/Fotos Públicas

Unidos do Viradouro mostra culto ao vodum serpente e fatura carnaval do RJ pela terceira vez

Ao somar 270,0 pontos no total, a escola de samba Unidos do Viradouro sagrou-se a campeã do Grupo Especial carnaval de 2024 no Rio de Janeiro. A apuração dos desfiles das escolas de samba do RJ aconteceu na quarta-feira, dia 14 de fevereiro.
A escola baseada no município de Niterói teve como enredo vencedor o tema “Arroboboi, Dangbé”, falando sobre o culto ao vodum serpente, trazendo a força da mulher negra através do culto à cobra sagrada e sabedoria africana. A escola Vermelha e Branca mostrou as serpentes que são objeto de culto na tradição africana. Em “Arroboboi, Dangbé”, o enredo pedia proteção à grande cobra mítica dos jejes. Para diversos sistemas de crenças, como o da nação jeje, o réptil tem poderes de regeneração, vida, transformação e recomeço.
Os desfiles do grupo Especial no sambódromo da Marquês de Sapucaí aconteceram no domingo e segunda-feira (dias 11 e 12/2) e a Viradouro foi a última a entrar na avenida na segunda-feira, 12, tendo como destaque a utilização de cores fluorescentes em suntuosas fantasias. Tais efeitos deram um toque especial à serpente que rastejava entre os componentes da comissão de frente.
Esse é o terceiro título da Viradouro no Grupo Especial, que já havia comemorado a mesma conquista nos anos de 1997 e 2020.

APURAÇÃO

Assim como ocorreu no ano passado, a apuração manteve o regulamento de apurar nove quesitos com quatro votos em cada um deles. A contagem dos votos, realizada na quarta-feira, 14, na Cidade do Samba, no bairro da Gamboa, observou os seguintes quesitos, pela ordem: Alegoria e Adereços, Bateria, Evolução, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Comissão de Frente, Enredo, Harmonia, Samba-Enredo e Fantasias.
Em toda a apuração, a Viradouro ficou com a nota 10 em todos os quesitos, tirando apenas três notas 9,9 (em alegorias, mestre-sala e porta-bandeira e enredo), mas elas foram descartadas, de acordo com o regulamento.
Até metade da apuração a Acadêmicos do Grande Rio acompanhou a pontuação da campeã, mas acabou ficando para trás e ainda acabou na 3ª colocação, com 269,2 pontos, atrás da vice-campeã Imperatriz Leopoldinense, que somou 269,3 (ver quadro com classificação completa).
Com 264,9 pontos, a Porto da Pedra ficou na última colocação e foi rebaixada para a Série Ouro (Acesso) de 2025, de onde veio justamente na passagem de 2023 para 2024. Na sua vaga, no próximo ano, subirá a Unidos do Porto da Pedra, campeã da Série Ouro em 2023.
Neste sábado, 25, o sambódromo da Marquês de Sapucaí promove o tradicional Desfile das Campeãs.

PODE MUDAR?

Após a divulgação do resultado, a festa da Viradouro começou já na Cidade do Samba e se estendeu para a sede da escola. Entretanto, logo em seguida à contagem dos votos, agremiações adversárias ingressaram com um recurso junto à Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) pedindo punição à Viradouro por supostamente ter violado uma das regras do desfile.
Segundo a Grande Rio, Mocidade Independente, Beija-Flor e Imperatriz Leopoldinense, que assinaram o recurso, a campeã Viradouro teria excedido o número regulamentar de 15 pessoas na comissão de frente, colocando gente a mais na avenida.
A análise do recurso deveria ser feita pela Liesa até a quinta-feira desta semana, 15/2, quando acontecia o fechamento desta edição; porém havia também a análise de que, caso a punição fosse concretizada, a Viradouro deveria perder 0,5 ponto de sua contagem final, o que não lhe concretizaria a perda do título, pois cairia para 269,5, ainda à frente da 2ª colocada, a Imperatriz, com 269,3. Restava saber se, além dessa simples perda de pontos, a Liesa poderia impor alguma outra punição à escola vencedora na avenida.

Classificação do Grupo Especial do carnaval no RJ – 2024

Pos. Escola Pontos
1º Viradouro 270,0
2º Imperatriz Leopoldinense 269,3
3º Grande Rio 269,2
4º Salgueiro 269,0
5º Portela 268,9
6º Vila Isabel 268,8
7º Mangueira 268,8
8º Beija-Flor 268,5
9º Tuiuti 268,3
10º Mocidade Independente 267,2
11º Unidos da Tijuca 265,7
12º Porto da Pedra 264,9

Obs.: Porto da Pedra foi rebaixada para a Série Ouro do carnaval do RJ em 2025. Ao somar 270,0 pontos, a Unidos de Padre Miguel sagrou-se campeã da Série Ouro, o Grupo de Acesso do carnaval do Rio de Janeiro, e em 2025 desfilará no Grupo Especial.

No enredo, a Viradouro pedia a proteção à grande cobra mítica dos jejes – Foto: Alex Ferro/Rio Tur/Fotos Públicas