Início Cidades Novos Agentes de Saúde de Carapicuíba contam com auxílio de drones para...

Novos Agentes de Saúde de Carapicuíba contam com auxílio de drones para combater focos da dengue na cidade

1286
0
Os drones fiscalizam caixas d´água sem as tampas, por exemplo - Foto: Divulgação/PMC

A Prefeitura de Carapicuíba vem divulgando a intensificação de sua campanha na cidade para combater os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti e a consequente difusão da dengue.
Para este ano de 2024 a campanha tem como tema “Todos Contra a Dengue” e, na semana passada, o mutirão da patrulha da Dengue vistoriou o bairro do Ariston, apontado pela própria administração pública como o e maior incidência de casos da doença. No início deste mês de fevereiro, a Secretaria de Saúde da cidade realizou o treinamento de novos Agentes Comunitários de Saúde justamente para promoverem abordagens no combate aos criadouros do mosquito pelos bairros da cidade.
Durante as visitas, os agentes distribuem telas para serem colocadas nas caixas d´água, além de material da campanha, com panfletos com orientação aos moradores.

DRONES

Nesta semana, a Prefeitura informou ainda que, como forma de auxiliar os Agentes Comunitários, está utilizando drones para monitorar possíveis focos do mosquito, como caixas d´água sem tampas, lajes com água parada, locais de descarte irregular de lixo e entulho, entre outros.
A administração municipal divulga que, em casos de denúncias sobre locais que podem favorecer a proliferação da doença, a Patrulha da Dengue atende pelo telefone (11) 4164-3866.
A reportagem do jornal Página Zero tentou contato com o setor de Comunicação da Prefeitura de Carapicuíba para obter informações sobre se os drones utilizados são de propriedade da própria administração pública ou contratados de terceiros; quais os custos desse tipo de operação; e quantos equipamentos são utilizados para tal fiscalização; porém até o fechamento desta edição, na quinta-feira, dia 22/2, não havia obtido respostas.