Início Cultura São Paulo Cia. de Dança  faz apresentação especial em Itapevi

São Paulo Cia. de Dança  faz apresentação especial em Itapevi

985
0
Foto: Samira Dantas

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD) – corpo artístico da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa – prepara para esta sexta-feira, 23 de fevereiro, a pré-estreia de duas obras em seu repertório, com apresentações em Itapevi. A partir das 20 horas (com abertura da casa às 19 horas), a Companhia sobe ao palco do Teatro Municipal de Itapevi com as inéditas “Casa Flutuante”, de Beatriz Hack; e o “Pas de Six de Napoli”, por Lars Van Cauwenbergh; além da já conhecida “Veias Abertas”, de Poliane Fogaça.
A apresentação das três obras faz parte das comemorações do aniversário de 65 anos da cidade. Criada em janeiro de 2008, a Cia. de Dança esteve em Itapevi pela primeira vez em maio do ano passado, na própria inauguração do Teatro Municipal.
“Casa Flutuante” revela diferentes conceitos de “casa” e suas impermanências, na cena. Conduzidos por uma trilha sonora eclética, o elenco flutua entre os movimentos propostos pela coreógrafa e desenvolvidos a partir da experiência pessoal de cada um. Já “Napoli” (1842) é um balé de três atos, com coreografia de August Bournonville (1805-1879) e música de Edvard Helsted (1816-1900), Holger Paulli (1810-1891), Niels Gade (1817-1890) e Hans Lumbye (1810-1874), criado para o Royal Ballet da Dinamarca. A remontagem de Lars Van Cauwenbergh traz para a cena o “Pas de Six”, que compõe o terceiro ato da obra quando acontece o casamento de Teresina, uma bela moça disputada na cidade, e Gennaro, um jovem pescador por quem ela é apaixonada. Por fim, inspirada livremente na obra literária “As veias Abertas da América Latina”, do escritor uruguaio Eduardo Galeano (1940-2015) e embalada pelas canções da cantora argentina Mercedes Sosa (1935-2009), “Veias Abertas”, de Poliane Fogaça, propõe o encontro desses dois artistas que, em comum, contaram as histórias dos povos latino-americanos.
A entrada para as apresentações é gratuita e os ingressos deverão ser obtidos com antecedência na plataforma Bilheteria Express (https://www.bilheteriaexpress.com.br/agendas/itapevi-sp.html). O Teatro Municipal de Itapevi fica na rua Professor Irineu Chaluppe, 65, Centro.

“Veias Abertas” propõe o encontro de artistas que, em comum, contaram as histórias dos povos latino-americanos – Foto: Samira Dantas