Deve entrar em operação já nos próximos dias, em Osasco, uma cadeia de comunicação com ao menos seis novos semáforos inteligentes no trecho que corresponde aos cruzamentos da avenida dos Autonomistas com a avenida Maria Campos (em ambos os sentidos), embaixo do viaduto metálico, até o terminal de ônibus da Vila Yara, no encontro da Autonomistas com a avenida Corifeu de Azevedo Marques (divisa com a Capital).
A ação acontece em parceria entre a Prefeitura e a empresa ARC Sinalização e Engenharia de Trânsito, que teria informado que os aparelhos contam com software que possui detectores virtuais que calculam o espaço entre um veículo e outro (em movimento) e distribui melhor o fluxo em tempo real. Ou seja, se houver menor fluxo em determinado cruzamento, o aparelho automaticamente vai liberar a passagem para o lado oposto.
A Prefeitura de Osasco atribuiu ao engenheiro Thiago Oliveira Camargo, coordenador de projetos da ARC, também a informação de que, nos locais dos novos semáforos, serão feitas rampas com acessibilidade para facilitar a passagem de cadeirantes; e que os novos controladores semafóricos contam com sistema nobreak, que os manterá em funcionamento por alguns minutos em caso de falta de energia elétrica.
Toda a fiação dos aparelhos nesses pontos será aterrada.
O prefeito Rogério Lins (Podemos) acompanhou quinta-feira da semana passada, 14/3, a instalação de um desses semáforos nas proximidades do viaduto metálico. “Esses aparelhos vão dinamizar o fluxo do trânsito nos principais cruzamentos da área central. Também vai diminuir (com o aterramento dos fios) o furto de cabos”, disse.
Início Cidades Semáforos inteligentes na avenida dos Autonomistas pretendem distribuir melhor o fluxo de...