No final do mês de março, dia 25/3, dando continuidade às ações de prevenção e combate à dengue no município, a Prefeitura de Santana de Parnaíba iniciou a entrega de cerca de 32 mil repelentes de forma gratuita em todos os colégios municipais. Segundo a Prefeitura, o repelente “é eficiente contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya e possui 10 horas de proteção efetiva”. Os produtos foram entregues aos responsáveis pelos alunos, com a preocupação de evitar acidentes.
Desde o começo do ano letivo, os colégios da rede têm intensificado os trabalhos de conscientização sobre os cuidados de combate à dengue com os alunos. Entre as atividades, ocorrem a distribuição de folhetos informativos, apresentações de teatro com a demonstração dos riscos da dengue, palestras com os agentes de combate a endemias, entre outras.
A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes, que podem resultar em doenças cujos sintomas são febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas (em algumas situações, pode não haver sintomas). Nos quadros mais graves, podem surgir manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz e gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes.
Outra estratégia adotada pela Secretaria de Saúde da cidade é a reativação do Comitê de Combate à Dengue, que visa discutir as melhores estratégias para o combate da doença no município. O comitê é composto por equipes de diversas secretarias, como Saúde, Serviços Municipais, Educação, Gabinete, Meio Ambiente e Planejamento, Comunicação, entre outras.
A Prefeitura não informou se os 32 mil repelentes serão suficientes para atender a todos os alunos da rede, os investimentos feitos em tal empreitada e qual o cronograma de entrega nas escolas.