Para cumprimento de calendário eleitoral, Rogério Lins nomeia quatro novos secretários de sua administração
Cumprindo calendário peculiar a anos eleitorais, em que os detentores de cargos públicos precisam se desincompatibilizar de seus postos até seis meses antes da eleição, o prefeito de Osasco, Rogério Lins (Podemos), anunciou na quarta-feira, dia 10 de abril, a alteração em quatro postos do primeiro escalão de sua administração. As eleições municipais deste ano acontecem no dia 6 de outubro e, portanto, seis meses antes do pleito foi registrado no último dia 6 de abril. Assim, mesmo cumprindo cerimônia na quarta-feira, dia 10, as portarias que exoneraram os secretários que deixaram seus postos para uma eventual candidatura neste ano foram publicados na Imprensa Oficial de Osasco (Iomo) do dia 5 de abril.
Procurando evitar termos como “candidaturas”, “candidatos” e até “campanhas”, Rogério Lins agradeceu a cada um daqueles que deixaram seus postos afirmando que eles partem para “outros desafios” e, logicamente, não lhes permitiu discursos, pois a cerimônia acontecia em espaço público, na Sala Luiz Roberto Claudino da Silva (Sala Osasco), anexa ao Paço Municipal.
Assim, a cerimônia serviu para que o prefeito apresentasse e desse posse oficial aos novos secretários de Esportes e de Cultura; assim como aos secretários executivos da Pessoa com Deficiência e do Bem-Estar Animal.
“Temos um time maravilhoso, sem exceção e agora teremos novos membros que vão somar com o nosso governo. Estou confiante de que trarão uma contribuição significativa para o desenvolvimento de Osasco. Com vasta experiência e compromisso com a cidade, acredito que juntos alcançaremos grandes resultados em prol da nossa população”, comentou Lins.
OS NOMEADOS
Na Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer, Rodolfo Cara deixa o posto que a partir de agora passa a ser ocupado por Thiago Borges Batista. Osasquense, ele é empresário e ex-atleta. É formado em Direito pela Unip e tem mestrado em Logística pela FGV. Thiago é filho do também empresário e dirigente esportivo, Armando Borges. Disse, em resumo, que quer “deixar um legado no esportes de Osasco. Esporte é vida e é isso que quero levar à comunidade osasquense”.
Para a Secretaria de Cultura, o prefeito nomeou Aldo Valentim, que substituirá o ex-titular Paulinho Samba de Rua. Aldo Valentim é osasquense, nascido e criado no Helena Maria, mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Escola de Administração de Empresas da FGV-SP e Mestre em Artes pela Unicamp. Foi pesquisador-visitante na University of Haifa, em Israel. Foi eleito conselheiro de administração da TV Cultura. Também foi consultor em economia criativa da Organização Internacional dos Estados Ibero-Americano. “Fico Feliz em estar ao lado do prefeito que faz a revolução em Osasco. Vamos entregar uma cidade ainda melhor à população”, disse o novo secretário.
Salomão Júnior deixa a Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência e, em seu lugar, entra a servidora que já atuava na Prefeitura, Érica Fernanda Ursulino Lemos. Ela é Mestre em Psicologia Educacional, pós-graduada em Neurociências aplicadas à Educação, Transtornos Psíquicos da Infância: autismo, TDAH e dislexia, e especialista em Autismo, Educação Especial e militante na causa PcD. Em seu rápido discurso, afirmou: “Conheço as dificuldades da inclusão não somente no nosso município, mas no Brasil como um todo. Pretendo me dedicar completamente à causa”.
Por fim, no setor de Bem-Estar Animal, que até então era um departamento da Secretaria de Meio Ambiente e ganha status de Secretaria Executiva, Alexandre Capriotti deixa o cargo para a chegada de Ingrid Leal. Osasquense, ela tem graduação em Medicina Veterinária pela Unesp, pós-graduação em Nutrição e Nutrologia pelo Instituto Ranvier, curso de atualização em clínica médica de cães e gatos, curso extensivo sobre SUS e Políticas de Saúde com enfoque em veterinária, entre outros. É voluntária da causa animal há mais de 8 anos. “Observei muito, durante minha formação, que os assuntos voltados à saúde animal têm muita relação com a saúde humana; e é por onde pretendemos trilhar nosso trabalho”, disse a nova secretária.
Sem explicar diretamente os motivos, Rogério Lins disse que “daqui a dois meses devemos ter mais mudanças”. O mandato do atual prefeito se encerra em 31 de dezembro deste ano.