Início Esportes Copa Libertadores da América já tem brasileiros nos ‘mata-matas’

Copa Libertadores da América já tem brasileiros nos ‘mata-matas’

516
0
O Corinthians (uniforme escuro) ganhou do Nacional, no Paraguai, e passou a depender apenas das próprias forças para garantir a classificação - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

A Copa Libertadores de América de futebol caminha para o fim da fase de grupos, etapa que, ao seu término, apontará os 16 clubes que avançarão às oitavas de final. No meio da semana que vem será disputada a 5ª de seis rodadas dessa etapa e, entre os sete brasileiros presentes no torneio, o Atlético Mineiro, líder do grupo G, com 12 pontos ganhos e detentor da melhor campanha geral, já assegurou vaga no primeiro dos “mata-matas” (quando as partidas passarão a ser de ida e volta e eliminatórias) após ganhar na Argentina do Rosário Central pela contagem mínima. Na terça-feira, 14, o Galo vai a Montevidéu (Uruguai) encarar o Peñarol (2º, 6) a partir das 19 horas.
O São Paulo também está garantido com seus atuais 9 pontos no grupo B, contra 10 do líder, o Talleres/Argentina; os retardatários Barcelona/Equador e Cobresal/Chile têm 2 e 1, respectivamente, e não mais poderão alcançá-los. O tricolor medirá forças ante o Barcelona a partir das 21 horas da quinta-feira, 16 de maio, no Morumbi, embalado pela vitória por 3×1 trazida de Coquimbo, onde enfrentou o Cobresal na quarta-feira, 8.
Na noite de quinta-feira, 9 de maio, quando esta edição foi fechada e os placares não puderam ser registrados, o Palmeiras iria a campo, no Uruguai, contra o Liverpool, e o San Lorenzo/Argentina receberia o Independiente Del Valle/Equador, pelo grupo F. Com 7 pontos e à frente dos demais, em caso vitória o Verdão chegaria aos 10 em condições de se credenciar no duelo seguinte, previsto para a quarta-feira, 15, a partir das 21h30, em casa, contra os equatorianos do Independiente Del Valle.
Pelo grupo D, o Botafogo/RJ venceu a LDU e assumiu a liderança com 6 pontos, ao lado do Júnior Barranquila/Colômbia. Nesse grupo, no entanto, as disputas ainda não permitiram a classificação antecipada de nenhum time. O “Fogão” volta a campo na quinta-feira, 16, às 23 horas, jogando no Peru contra o Universitário. Situação semelhante vive o Fluminense: divide a liderança do grupo A com o Cerro Porteño do Paraguai, ambos com 5 pontos, mas jogava ainda na noite de quinta-feira, contra o Colo-Colo do Chile. Outro carioca, o Flamengo, perdeu por 1×0 para o Palestino do Chile pelo grupo E. Assim, o time brasileiro permanece na 3ª colocação do grupo, com 4 pontos, vendo o líder Bolívar se distanciar na liderança com 10 pontos. Na 2ª posição vem o próprio Palestino, com 6. O Mengão precisa vencer seus dois próximos compromissos, sendo o primeiro deles na quarta-feira, 14, às 21h30 contra o Bolívar, no Maracanã.
O Grêmio, que disputa o grupo C, teve seus jogos adiados por causa das enchentes no Rio Grande do Sul e deixa a disputa indefinida por enquanto.

SUL-AMERICANA

A Copa Sul-Americana, paralela à Libertadores, quando esta edição foi fechada, também era dominada por um dos sete brasileiros: o Athletico/PR. O Furacão foi à Venezuela na quarta-feira, 8, goleou o Deportivo Rayo Zuliano (5×1), chegou aos 12 pontos e praticamente liquidou a fatura do grupo E. Na Sul-Americana, apenas o campeão de cada bloco recebe passagem direta até as oitavas e, atrás do time paranaense, vem o Sportivo Ameliano/Paraguai, com 7. Com 9 pontos, o Racing/Argentina encabeçava o H e poderia alcançar o rubro negro paranaense no topo da competição desde que derrotasse o Bragantino, em Bragança Paulista, justamente na noite de quinta-feira, 9. O Massa Bruta, com 6, era o 2º. O Athletico/PR volta a campo na quarta-feira, 15, às 19 horas, contra o Danubio/Uruguai; enquanto o Bragantino vai ao Paraguai na quinta-feira, 16/5, enfrentar o Sportivo Luqueño, às 21 horas.
O Corinthians entra na reta final da Sul-Americana com calculadora nas mãos, embora dependendo das próprias pernas: terá a faca e o queijo sobre a mesa, pois receberá os dois derradeiros adversários da fase de classificação com apoio da massa mosqueteira e, se não tropeçar na Arena Itaquera, arrancará a vaga. O Timão subiu à vice-liderança do grupo F, com 7 pontos, ao ganhar do Nacional (2×0) no Paraguai, na terça-feira, 7, e com esse resultado contabilizado reúne chances de alcançar 13 e assim carimbar sua vaga direta se bater ambos os oponentes que lhe restam pelo caminho. O primeiro deles, na terça-feira, 14 de maio, a partir das 21h30, será o Argentinos Juniors (3º, 6), e, na sequência, duas semanas depois, será a vez de encarar o Racing uruguaio. O representante de Montevidéu, atualmente com 8, dá as cartas no grupo.
Cruzeiro (grupo B), Internacional (C), Fortaleza (D) e Cuiabá (G) também voltam a campo na próxima semana, com exceção do Internacional/RS, com os seguintes confrontos: quarta-feira, 15/5, às 21 horas – Boca Juniors/Argentina x Fortaleza e Cuiabá x Deportivo Garcilaso/Peru. Na quinta-feira, 16/5, às 21h – Cruzeiro x Unión La Calera/Chile.