Início Cidades Nova edição do projeto Começar oferecerá 200 vagas em Osasco

Nova edição do projeto Começar oferecerá 200 vagas em Osasco

483
0

A Secretaria de Emprego, Trabalho e Renda da Prefeitura de Osasco divulgou que, a partir de segunda-feira, dia 20 de maio, abrirá o período de inscrições para mais uma edição do projeto Começar. A iniciativa está em sua quarta edição e tem o objetivo de proporcionar trabalho e renda para públicos que, histórica e estatisticamente, têm menor colocação no mercado de trabalho formal. Assim, o objetivo do programa é preparar, durante a duração do ciclo, os beneficiários com cursos de qualificação e experiência laboral, para que ao fim do período eles estejam mais preparados para a concorrência de vagas de emprego.
Serão 200 vagas e podem participar jovens pretos e pardos de 18 a 24 anos, pessoas em situação de rua, mulheres vítimas de violência, imigrantes e refugiados, pessoas egressas do sistema prisional, público trans/travesti e pessoas com 50 anos ou mais. Estando entre esse público-alvo, os requisitos de participação são: ser morador de Osasco há pelo menos dois anos e ser membro de família de baixa renda, ou seja, a renda de todas as pessoas que moram na mesma casa, somadas e divididas por esse número de pessoas, não pode ultrapassar meio salário mínimo vigente.
Os beneficiários assinarão contrato de 8 meses de duração e receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 800,00/mês, auxílio alimentação no valor de R$ 120,00/mês, vale-transporte para prática (para distâncias acima de 3 km), e vale-transporte para o curso em cartão (para distâncias acima de 3 km).
As inscrições podem ser feitas no Portal do Trabalhador, unidade Centro (Rua Fiorino Beltramo, 300) até o dia 7 de junho. O interessado deve levar os originais dos seguintes documentos: RG ou RNE, CPF e Título de eleitor; declaração ou histórico escolar (não obrigatório); Carteira de Trabalho; comprovante de residência de abril ou maio de 2022 e comprovante de residência de abril ou maio de 2024; e para os egressos do sistema prisional, apresentar documento que comprove sua situação.
Além dos documentos do candidato, devem ser apresentados os originais dos documentos de quem mora com ele na mesma casa: RG ou RNE, CPF e Título de eleitor e Carteira de Trabalho.